sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Zohar - Mishipatim - Capítulo 30


MISHIPATIM
CAPÍTULO 30

30. “E Ele disse a Moisés: Suba a Hashem”.

Esta seção fala do pacto estabelecido quando Israel foi circuncidado e o descobrimento da membrana foi completa. Então, “lá lhe deu um estatuto e uma ordem”. Rabbi Yitzchak explica que Moisés borrifou metade do sangue do sacrifício no povo e metade sobre o altar. A metade que ele demarrou no povo fez um vínculo com Shechina, então Shechina e Yisral estão perfeitas juntas através de Moisés. Por ultimo Rabbi Yitzchak fala sobre “e havia sobre Seus pés uma espécie de calçamento de safira”, dizendo que isto é como que o Santo Único, abençoado seja Ele, construirá o santuário.

 

572. "E Ele disse a Moisés, Suba a Hashem..." (Shemot 24:1). ELE PERGUNTA: "E ele disse"? Quem disse isso? ELE RESPONDE: a Shechinah. "Suba a Hashem" como ele diz, "E Moisés subiu a Elohim" (Shemot 19:3). O que era isso tudo? Isso foi A FIM de estabelecer com eles uma aliança como eles completaram a descoberta da membrana. Isto não aconteceu quando deixaram o Egito onde eles foram circuncidados mas não descobriram completamente a membrane. Agora isto foi feito e foi completado com o sinal da circuncisão, como está escrito: "lá ele lhes deu um estatuto e uma ordem" (Shemot 15:25), SIGNIFICA A CIRCUNCIÃO E A DESCOBERTA DA CORONA. "...E lá Ele os testou..."com o santo sinal que revelou ele mesmo neles. Agora o vínculo foi ratificado através de Moisés, como está escrito: “E Moisés pegou o sangue e derramou sobre o povo " (Shemot 24:8).


573. Rabbi Yitzchak disse se referindo ao verso, "e metade do sangue foi jogado sobre o altar," o verso não diz "no altar", COMO O ALTAR SE LIGA A MALCHUT, CONSIDERANDO QUE A EMENDA DA ALIANÇA ESTÁ EM YESOD, mas o verso escreve “sobre o altar”, por um exato propósito, COMO SOBRE O ALTAR LIGA A YESOD QUE ESTÁ ABAIXO DE MALCHUT. "...e curvar-se ao longe..." O que se entende por "ao longe"? ELE RESPONDE: Isto é como está no verso, "Hashem apareceu-me de longe" (Yirmeyah 31:2), e "E sua irmã postou-se ao longe" (Shemot 2:4). Rabbi Aba ensinou. a lua SER MALCHUT, permaneceu em seu estado reduzido, E ISSO ENTÃO É DITO, "E SE CURVARÃO AO LONGE." Naquele momento, Yisrael mereceu mais do compartilhar santo e a implementação do Santo Pacto com o Santo Único, abençoado seja Ele.


574. "E Ele disse a Moisés, Suba a Hashem." ELE PERGUNTA: qual é a razão para isto? ELE RESPONDE: a Shechina disse para ele, vá PORQUE EU e os filhos  de Yisrael estarão juntos alcançando a perfeição através de você, algo que não existia até este momento. Então o verso escreve, “E Moisés tomou a metade do sangue...” dividindo-lhe em dois COMO É FEITO PARA SE FAZER UMA ALIANÇA. Metade do sangue ele derramou nas pessoas, “e metade do sangue ele demarrou sobre o altar”, como nós explicamos QUE NO ALTAR INDICA YESOD. E o verso escreve, "Eis o sangue da aliança que Hashem tem feito com você." "...e colocá-lo em bacias (Heb. aganot)..." Aganot está escrito menos um Vav, similar ao verso, "Seu umbigo é como uma taça redonda (Heb. agan) que nunca falta o vinho da mistura..." (Shir Hashirim 7:4). AGANOT É MALCHUT, SENDO UMA TAÇA REDONDA, E PORTANTO ESTÁ ESCRITO MENOS VAV. ENTÃO A METADE DO SANGUE QUE ELE DERRAMOU NAS PESSOAS, FEZ UM VÍNCULO COM A SHECHINAH CHAMADO 'AGANOT' E ASSIM A SHECHINAH E YISRAEL ESTAVAM PERFEITAMENTE JUNTOS ATRAVÉS DE MOISÉS.


575. "E MOisés sozinho deverá se aproximar de Hashem" (Shemot 24:2). Afortunado é a porção de MOisés que sozinho mereceu o que nenhum outro homem mereceu. Yisrael estava agora merecendo o que eles não mereceream até agora. No momento que eles viveram na santa existência. No tempo que eles foram informados que no meio deles haveria o santuário, como no verso que está escrito, “E deixe eles fazerem em Mim um santuário: que Eu possa habitar no meio deles " (Shemot 25:8).


576. "e eles viram o Elohim de Yisrael: e lá estava debaixo de Seus pés um tipo de calçamento de pedra de safira..." (Shemot 24:10): Rabbi Yehuda começou: "Esta é sua estatura como uma palmeira" (Shir Hashirim 7:9). Quanto é amada a Congregação de Yisrael diante do Santo Único, abençoado seja Ele, que ela nunca se afaste Dele; como esta palmeira onde o macho nunca se afasta da fêmea, um sem crescer sem o outro, a Congregação de Yisrael nunca s move separado do Santo Único, abençoado seja Ele.

 

577. Venha e veja, quando Nadab e Abihu mais os setenta anciões viram, a  Torah escreve, "e eles viram o Elohim de Yisrael;" para a Shechinah apareceu para eles. Rabbi Yehuda e Rabbi Yosi disse, "Et (Port. 'o')"; O VERSO ESCREVE "O ELOHIM" estava escrito por uma razão específico. "Et" NOS DIZ que isso foi uma distância. "Et" incluiu a parte interna, SIGNIFICA ELS VIRAM QUE ERA NA PARTE INTERNA DA SHECHINAH.


578. Rabbi Yitzchak disse, e está escrito, "Estas são as mesmas criaturas vivas que eu vi no rio Kevar" (Yechezkel 10:15). O que são estas criaturas vivas? Rabbi Yosi citou Rabbi Chiya, "uma pequena criatura viva, DENOTANDO MALCHUT." Existe uma tão pequena criatura viva? ELE RESPONDE: Sim. Existe uma pequena criatura viva, DENOTANDO MALCHUT e uma criatura sublime, QUE É CHESED, GVURAH E TIFERET, DO PEITO DE ZEIR ANPIN e também uma muito pequena viva criatura, DENOTANDO UMA CRIATURA DO MUNDO DE YETZIRAH.


579. "e ele viu o Elohim de Yisrael." "ET ('O')" no verso é portanto uma razão específica como nós dizemos. "e não havia debaixo de Seus pés uma espécie de calçamento de pedra de safira," tendo a aparência de uma jóia com o gosto do Santo Único, bandito seja Ele, construirá o santuário, como está escrito, “e lance seus alicerces com safiras” (Yeshayah 54:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário