MISHIPATIM
CAPÍTULO 30
30. “E Ele disse a Moisés: Suba a
Hashem”.
Esta seção fala do pacto
estabelecido quando Israel foi circuncidado e o descobrimento da membrana foi
completa. Então, “lá lhe deu um estatuto e uma ordem”. Rabbi Yitzchak explica
que Moisés borrifou metade do sangue do sacrifício no povo e metade sobre o
altar. A metade que ele demarrou no povo fez um vínculo com Shechina, então
Shechina e Yisral estão perfeitas juntas através de Moisés. Por ultimo Rabbi
Yitzchak fala sobre “e havia sobre Seus pés uma espécie de calçamento de safira”,
dizendo que isto é como que o Santo Único, abençoado seja Ele, construirá o
santuário.
572. "E Ele disse a Moisés, Suba a Hashem..."
(Shemot 24:1). ELE PERGUNTA: "E ele disse"? Quem
disse isso? ELE RESPONDE: a Shechinah. "Suba a Hashem" como ele diz, "E
Moisés subiu a Elohim" (Shemot 19:3). O que era
isso tudo? Isso
foi A FIM de estabelecer com eles uma aliança como eles completaram a
descoberta da membrana. Isto não aconteceu quando deixaram o Egito onde eles
foram circuncidados mas não descobriram completamente a membrane. Agora isto
foi feito e foi completado com o sinal da circuncisão, como está escrito: "lá
ele lhes deu um estatuto e uma ordem" (Shemot 15:25), SIGNIFICA A
CIRCUNCIÃO E A DESCOBERTA DA CORONA. "...E lá Ele os testou..."com o
santo sinal que revelou ele mesmo neles. Agora o vínculo foi ratificado através
de Moisés, como está escrito: “E Moisés pegou o sangue e derramou sobre o povo "
(Shemot 24:8).
573. Rabbi Yitzchak disse se referindo ao verso, "e
metade do sangue foi jogado sobre o altar," o verso não diz "no
altar", COMO O ALTAR SE LIGA A MALCHUT, CONSIDERANDO QUE A EMENDA DA
ALIANÇA ESTÁ EM YESOD, mas o verso escreve “sobre o altar”, por um exato
propósito, COMO SOBRE O ALTAR LIGA A YESOD QUE ESTÁ ABAIXO DE MALCHUT. "...e
curvar-se ao longe..." O que se entende por "ao longe"? ELE
RESPONDE: Isto é como está no verso, "Hashem apareceu-me de longe"
(Yirmeyah 31:2), e "E sua irmã postou-se ao longe" (Shemot 2:4).
Rabbi Aba ensinou. a lua SER MALCHUT, permaneceu em seu estado reduzido, E ISSO
ENTÃO É DITO, "E SE CURVARÃO AO LONGE." Naquele momento, Yisrael mereceu
mais do compartilhar santo e a implementação do Santo Pacto com o Santo Único,
abençoado seja Ele.
574. "E Ele disse a Moisés, Suba a Hashem." ELE
PERGUNTA: qual é a razão para isto? ELE RESPONDE: a Shechina disse para ele, vá
PORQUE EU e os filhos de Yisrael estarão
juntos alcançando a perfeição através de você, algo que não existia até este
momento. Então o verso escreve, “E Moisés tomou a metade do sangue...” dividindo-lhe
em dois COMO É FEITO PARA SE FAZER UMA ALIANÇA. Metade
do sangue ele derramou nas pessoas, “e metade do sangue ele demarrou sobre o
altar”, como nós explicamos QUE NO ALTAR INDICA YESOD. E o verso escreve, "Eis
o sangue da aliança que Hashem tem feito com você." "...e colocá-lo
em bacias (Heb. aganot)..." Aganot está escrito menos um Vav, similar ao
verso, "Seu umbigo é como uma taça redonda (Heb. agan) que nunca falta o
vinho da mistura..." (Shir Hashirim 7:4). AGANOT É MALCHUT, SENDO UMA TAÇA
REDONDA, E PORTANTO ESTÁ ESCRITO MENOS VAV. ENTÃO A METADE DO SANGUE QUE ELE
DERRAMOU NAS PESSOAS, FEZ UM VÍNCULO COM A SHECHINAH CHAMADO 'AGANOT' E ASSIM A
SHECHINAH E YISRAEL ESTAVAM PERFEITAMENTE JUNTOS ATRAVÉS DE MOISÉS.
575. "E MOisés sozinho deverá se aproximar de
Hashem" (Shemot 24:2). Afortunado é a porção de MOisés que sozinho mereceu
o que nenhum outro homem mereceu. Yisrael estava agora merecendo o que eles não
mereceream até agora. No momento que eles viveram na santa
existência. No
tempo que eles foram informados que no meio deles haveria o santuário, como no
verso que está escrito, “E deixe eles fazerem em Mim um santuário: que Eu possa
habitar no meio deles " (Shemot 25:8).
576. "e eles viram o Elohim de Yisrael: e lá estava
debaixo de Seus pés um tipo de calçamento de pedra de safira..." (Shemot
24:10): Rabbi Yehuda começou: "Esta é sua estatura como uma palmeira"
(Shir Hashirim 7:9). Quanto é amada a Congregação de Yisrael diante do Santo
Único, abençoado seja Ele, que ela nunca se afaste Dele; como esta palmeira
onde o macho nunca se afasta da fêmea, um sem crescer sem o outro, a
Congregação de Yisrael nunca s move separado do Santo Único, abençoado seja
Ele.
577. Venha e veja, quando Nadab e Abihu mais os setenta
anciões viram, a Torah escreve, "e
eles viram o Elohim de Yisrael;" para a Shechinah apareceu para eles. Rabbi
Yehuda e Rabbi Yosi disse, "Et (Port. 'o')"; O VERSO ESCREVE "O
ELOHIM" estava escrito por uma razão específico. "Et"
NOS DIZ que isso foi uma distância. "Et" incluiu a parte interna, SIGNIFICA ELS VIRAM
QUE ERA NA PARTE INTERNA DA SHECHINAH.
578. Rabbi Yitzchak disse, e está escrito, "Estas são
as mesmas criaturas vivas que eu vi no rio Kevar" (Yechezkel 10:15). O que
são estas criaturas vivas? Rabbi Yosi citou Rabbi Chiya, "uma pequena criatura
viva, DENOTANDO MALCHUT." Existe uma tão pequena
criatura viva? ELE RESPONDE: Sim. Existe uma pequena criatura viva, DENOTANDO MALCHUT e uma
criatura sublime, QUE É CHESED, GVURAH E TIFERET, DO PEITO DE ZEIR ANPIN e também
uma muito pequena viva criatura, DENOTANDO UMA CRIATURA DO MUNDO DE YETZIRAH.
579. "e ele viu o Elohim de Yisrael." "ET
('O')" no verso é portanto uma razão específica como nós dizemos. "e
não havia debaixo de Seus pés uma espécie de calçamento de pedra de
safira," tendo a aparência de uma jóia com o gosto do Santo Único, bandito
seja Ele, construirá o santuário, como está escrito, “e lance seus alicerces
com safiras” (Yeshayah 54:11).
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