27. Os beijos
Rabbi Yitzchak abre com “Deixe ele me beijar com os beijos
de sua boca,” e explica que os beijos são o adesivo de um espírito a outro,
como a boca emite e é a fonte da respiração, ou espírito. Um que a alma parte
através de um beijo se junta o espírito do Santo Único abençoado seja Ele,
nunca parte Dele.
551. “Observe eu enviei um anjo diante de você...” (Shemot 23:20). Rabbi Yitzchak começa
a discussão com: “Deixe ele beijar-me cós os beijos de sua boca...” (Shir
Hashirim 1:2) A Congressão de Yisrael, SIGNIFICA A SHECHINAH diz “Deixe ele beijar-me.” ELE PERGUNTA: Qual
é a razão para o escrito “Deixe ele beijar-me?” Ele poderia dizer, “Deixe ele amar-me”. Antes
disso “Deixe ele beijar-me”? ELE RESPONDE: nós aprendemos que beijos são o
adesivo de um espírito para outro, então portanto um beijo é da boca, como a
boca emite e é a fonte da respiração (também: “espírito”) então um beijo é com
a boca com amor, espíritos colam um ao outro que não partem.
552. E também, aquele que a alma parte através de um beijo,
e se junta a outro espírito, SIGNIFICA O ESPÍRITO DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO
SEJA ELE, um espírito nunca parte dele. Isto é o que significa por um beijo.
Então a Congregação de Israel disse “Deixe ele beijar-me com o beijo de sua
boca” para que um espírito cole a outro e nunca abra.
553. “por seus amores são melhores que vinho” (Ibid). Por
que menciona aqui vinho? Não está correto, “Mas eles também roda através do
vinho” (Yeshayah 28:7), e “Não beba vinho ou bebida forte, você, não seus
filhos com você” (Vayikra 10:9), então por que mencionei vinho aqui? Rabbi
Chiya, este é do vinho da Torah, SIGNIFICA, O MOCHIN DE ZEIR ANPIN CHAMADO
TORAH E O MOCHIN DA ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH É CHAMADO VINHO. Rabbi Chizkiyah
disse, daí está escrito, “e vinho que faz contente o coração do homem” (Tehilim
104:15), E ISTO SE REFERE AO VINHO DA
TORAH. E também está escrito: “para seus amores são melhores do que vinho,”
COMO ELES SÃO MELHORES para alegria do coração; mais do que vinho que faz a mim
ter mais felicidade do que outra coisa.
554. Rabbi Yehuda disse, e está escrito, “e Jacó beijou
Rachel,e levantou sua voz e chorou” (Beresheet 29:11). ELE PERGUNTA: “Por que
ele chorou? ELE RESPONDE: quando seu espírito agarrou-se a ela, seu coração não
poderia soltá-la, então ele chorou. Um pode questionar sobre: “e beijou ele: e
então chorou” (Beresheet 33:4). ELE RESPONDE: Como nós aprendemos, por que há
pontos sobre a palavra “e beijou ele”? É porque seu espírito não uniu-se a ele
todo. Sobre isto está escrito, “mas os beijos de um inimigo são abundantes
(também: “traiçoeiro”) (Mishlei 27:6). O que significa por “mas os beijos de um
inimigo são abundantes”? mas um que beija com amor, o espírito se liga ao
outro, conectando com amor. Aquele que não beija com amor, não há ligação mas
trapaça. O que significa “Traiçoeiro”? Isto é grosseria, como o espírito que
não conecta com beijo e não conecta ao todo. Então portanto está escrito:
“Deixe ele beijar-me com os beijos de sua boca,” que é a ligação de espírito a
espírito.
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