sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mishipatim – Capítulo 22


Mishipatim – Capítulo 22

22. Execute julgamento na manhã

Nós aprendemos que as leis foram instituídas após os dez mandamentos, porque a terra poderia sobreviver apenas com leis, consequentemente o mundo foi criado com leis, e por isso ele sobrevive. Rabbi Aba fala sobre “executar julgamento pela manhã”, dizendo que isso significa julgar perante o juiz que tem a chance de comer ou beber, por isso ele vai dar uma sentença verdadeira. Rabbi Yehuda diz que as instituições do Rei são aquelas mencionadas em “quem exercita amor fiel, justiça e retidão, na terra.”

 

517. Nós aprendemos, Rabbi Yos disse, porque o Santo Único, abençoado seja Ele, vê o ajuste para colocar os capítulos de leis, SIGNIFICA A PORÇÃO DE JULGAMENTOS, após os dez mandamentos? ELE RESPONDE: nós aprendemos que a partir do aspecto da Gvurah Torah foi dada a Israel. Como resultado, é importante estabelecer a harmonia entre elas, ATRAVÉS DE MENOR E JULGAMENTO, a fim da Torah ser a guardiã de todos os lados. Rabbi Aba disse em nome de Rabbi Yitzchak, a terra não pode sobreviver apenas com lê; sem lê, o mundo não pode sobreviver, então consequentemente, o mundo foi criado com a lei e por isso ele sobrevive.

 

518. Rabbi Aba, ensinou e está escrito, “Execute julgamento pela manhã” (Yirmeyah 21:12). ELE PERGUNTA: Por que apenas na manhã e não durante todo o dia? ELE RESPONDE: “Manhã” SIGNIFICA, julgar diante dos juízes tem a chance de comer ou beber, pois nós sabemos que aquele que julga após consumir comida ou bebida não toma um julgamento verdadeiro, como está escrito, “Você não deve comer qualquer coisa com sangue” (Vaykra 19:26). O que significa “com sangue”? É uma advertência aos juízes que não comem antes julgar, para aqueles que julgam a causa depois de comer ou beber é considerado causar a perda de sangue do indivíduo e lhe dando outra, como ele é literalmente transferido o sangue para outro, ATRAVÉS DO MEIO DE FALSO JULGAMENTO. Se isto é verdade em questões monetárias, então  quanto mais em matéria de capital. Os juízes devem ter cuidado para julgar apenas antes da comida ou bebida ser consumida. Então é por isso que está escrito: “Execute o julgamento pela manhã” e está escrito “que eu sou Hashem que exerce o amor fiel, justiça e retidão na terra: porque destas coisas me agrado, diz Hashem” (Yirmeyah 9:23).


519. Rabbi Yehuda disse, Ele que falsifica o julgamento, é falso para as instituições do Rei. Quais são as instituições do Rei? Elas são aquelas que nós aprendemos “quem exercita amor fiel, justiça e retidão, na terra” e ainda “porque destas coisas Eu me agrado, diz Hashem.” E todas essas, AMOR FIEL, JUSTIÇA E RETIDÃO estão interligada. Rabbi Yosi disse, essas são as instituições do trono, DENOTANDO MALCHUT, como está escrito “Retidão e justiça são a fundação do Seu trono” (Tehilim 89:15), e, “E em misericórdia um trono foi estabelecido” (Yeshayah 16:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário