Mishipatim
7. Mem-Tet e Mot ('a haste')
Rabbi Shimon conta a Moses que a equipe que lhe foi dada
será um Árvore da Vida, denotando Vav, que se transformará uma vara. Ele
explica que dois preceitos foram validados: “você deve ajudá-los a levantá-los
novamente" e "Você deve certamente descarregá-los com você." Isso
se refere ao Messias o filho de David e Messias o filho de José. O terceiro
preceito é que os pingos, o molho esquecido e o dízimo dos homens pobres. O
aumento da redenção, está no nível de Moisés.
384. E agora que você se arrependeu e ordenou-se com a
Árvore da Vida, e você tem abandonado o papel de servo e retornou a ser o filho
do Santo Único, abençoado seja Ele, a equipe (Heb. mateh) será lhe dada uma
Árvore da Vida – denotando Vav, que é o filho de Yud Hei. A VAV irá penetrar o Mem-Tet (=49) aspectos
que você tem na Torah, e se tornará uma rod (Heb. mot: Mem-Vav-Tet) e como tal
pode ser cumprida com o verso: "Ele nunca sofrerá os justos serem movidos
(Heb. mot)" (Tehilim 55:23). Os 49 aspectos SÃO O SEGREDO DE as 49 letras
em 'Sh'ma Yisrael' e Abençoado é o Nome DE SEU REINO GLORIOSO SEMPRE',
REPRESENTANDO as seis palavras de unidade suprema, apontando para a Vav superna
(=seis) denotando Tiferet. E então as seis palavras de "Abençoado é o Nome" é o segundo
grupo DE BAIXA UNIDADE, significa o ponto do segundo Vav NA LETRA VAV COMPLETAMENTE SOLETRADA (VAV-ALEPH-VAV)
denotando os Justos, RELETINDO YESOD. E ELES SÃO uma haste (Heb. mot). Nós achamos no meio DOS DOIS VAV'S
há um Aleph, to segredo do verso, "e eles carregaram-lhe entre dois em um
poste" (Bemidbar 13:24), SIGNIFICA DOIS VAVS.
385. Se falta um Vav no meio, a palavra se torna Mem-Tet, SIGNIFICANDO
a dobra do justo (Heb. mat) antes do vilão. O eu causou isto? Aleph (=um) um dos cinquenta, como os cinquenta
portões menos um foi dado a você; como os mestres da Mishnah explicam, cinquenta
portões menos um de Binah foi dado a Moisés. Este é o Aleph perdido dos
cinqüenta, então apenas Mem-Tet (=49) permaneceram. Isto é porque os justos dobraram
antes do vilão. Quem é o vilão? Este é Samael.
386. Este Mem-Tet decorre de sua equipe (Heb. mateh:
Mem-Tet-Hei) como está escrito: "com a vara (Heb. mateh) do Elohim em
minha mão" (Shemot 17:9). Sua equipe é a de Moisés, portanto a letra Aleph,
que é Binah, vem de volta para você, como registrado na Mishnah; Aleph é Binah. Isso retorna para você como resultado
do arrependimento, e entra entre os dois Vav's para se tornar Vav-Aleph-Vav. Assim
é preenchido em você o verso: "mas com grande compaixão te recolherei"
(Yeshayah 54:7) por causa de Israel. A partir deste ponto será cumprido: "Ele
nunuca deve sofrer o justo ser movido (Heb. mot)."
387. Neste tempo dois preceitos foram validados. 1) "você
deve certamente ajudá-lo levantar (lit. 'levatando você vai levantar') levantá-los
novamente" (Devarim 22:4), e 2) "Você deve certamente descarregá-lo
com ele" (Shemot 23:5). "Ceramente ajudar" levantar junto o Vav
superior, alude ao primeiro Messias A SABER MESSIAS, O FILHO DE DAVID; e em
ajudar com o segundo Vav, A SABER O SEGUNDO MESSIAS, SENDO MESSIAS O FILHO DE JOSÉ.
“Ele” se refere ao filho de Amram, que ascendeu a Binah – que é igual a Aleph,
SITUADA ENTRE OS DOIS VAVS, COMO MENCIONADO. ELES SE REFEREM AO VAV, ESCRITO
COMPLETAMENTE COMO VAV (VAV-ALEPH-VAV).
389. Vovê tem que procurá-lo E APOIÁ-LO, como o pobre que
vem do aspecto do Justo, SIGNIFICA YESOD. "Você deve certamente levantá-lo,"
YESOD, os Justos; "com ele," refere-se ao filho de Amram. Este é o
significado de, "você deve deixá-lo ir com ele para o pobre e o estranho."
Você é um estranho, uma nação pobre, como está escrito sobre você no início,
"Eu tenho sido um estrangeiro numa terra estranha" (Shemot 18:3).
390. Mas o levantar, SIGNIFICA REDENÇÃO, em seu nível –
levantar aponta para o menor Vav, o PREENCHIMENTO DO VAV, DENOTANDO YESOD.
"...levantar com ele..." com o filho de Amram, com seu nível, sendo Tiferet,
USANDO O NOME Mem-Hei de vocês, SENDO YUD-HEI-VAV-HEI COMPLETAMENTE SOLETRADO
COM ALEPH'S QUE NUMERICAMENTE ALCANÇAM MEM-HEI,
que é o Nome explícito em sua integralidade. Seguindo os dois Kuf's de "levantar...
levanta (Heb. hakem-takim: Tav-Kuf-Yud-Mem)" permanece Tav-Yud-Mem. ELE PERGUNTA: O que isso ensina? ELE
RESPONDE: Ele aponta a, "Jacob tinha um plano (Heb. tam: Tav-Mem) homem"
(Beresheet 25:27), DENOTANDO TIFERET, ENTÃO A EXPLICAÇÃO DO VERSO ÉS, "com
ele," SIGNIFICA com o filho de Amram ele irá subir. "...levantar..." refere-se aos Justos,
SIGNIFICA YESOD. "...levantar..." refere-se ao planoúnico, SIGNIFICA
TIFERET.
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