domingo, 15 de agosto de 2010

O eu perfeito by Michael Berg


Virgem: O Eu perfeito

Queridos estudantes,

Gostaria de compartilhar com vocês um trecho de uma palestra que dei esta semana em Londres, a energia e o presente deste mês.

Bênçãos,
Michael

Nós sabemos que este mês precede Tishrei (Libra); e este é o mês que precede Rosh Hashana, que é visto como o início do ano. Os cabalistas ensinam que Rosh Hashana, que é o primeiro dia do mês de Tishrei que é o dia em que o mundo foi criado, quando tudo o que conhecemos do mundo físico veio a existência.

O mês de Elul (Virgem) que estamos agora, é o mês que antecede o processo de criação.

O que nós sabemos sobre o que precede o processo de criação? Há um conceito que o fundador de Centro, Rav Ashlag fala, é o único que realmente aborda o grande presente deste mês.

Rav Ashalag, chama este conceito de “machshevet habria,” que significa "Pensamento da Criação". Ele o compara a um arquiteto que quer construir uma bonita casa. Certamente ele não vai na frente da casa e derruba seus tijolos, ou inicia a fundação sem antes ter um projeto/ plano. O plano inclui a perfeição em tudo, certo? Antes que ele va adiante para construir, ele tem um pensamento: Como eu quero que essa casa se pareça? O que eu quero ter? Quão bonito eu quero se pareça?

Nesses momentos de inspiração nós pensamos, o que vem antes do início da criação, estão incluídas a perfeição de toda a estrutura, da construção daquela casa. Pode demorar 3 anos, certo? Todo mundo sabe que a piada sobre a construção, é sempre sobre o orçamento e sobre o tempo.

Mas, apesar do tempo e do dinheiro que custar, o pensamento que precedeu o início da construção foi perfeito. E tudo o que acontece, há um processo que passa, o atraso do contratante, há problemas, mas no final do dia, se são 3 anos ou mais, se são 5 anos ou mais, a casa que o arquiteto viu no início está lá.

Assim, Rav Ashlag explica, é um conceito bonito, que não é chamado de machshevet habria, pensamento da Criação, o que significa antes de tudo vir a existência, não é o momento da perfeição que o precede, e nesse momento tem si todos os detalhes, todas as suas complexidades, toda a sua perfeição do que virá mais tarde.

E com esse entendimento, Rav Ashlag diz que antes da Criação do Mundo, houve o chamado pensamento do Criador da Criação. O que ele inclui? Isso inclui o nosso mundo, não como o vemos hoje, mas na sua forma perfeita. Inclui cada um de nós. Cada alma que veio a este mundo e as que nunca vieram, mas não como nós estamos agora no meio do processo, mas já em nosso estado aperfeiçoado.

Quando entendemos este conceito - que no pensamento da Criação, como os cabalistas chamam, a consciência que o Criador teve antes de iniciar o processo de Criação do nosso mundo, existiu tudo o que nós conhecemos e vamos conhecer no seu estado aperfeiçoado - nós vamos compreender o poder deste mês de Elul.

Como dissemos, o início do processo de Criação é Rosh Hashana, o primeiro dia do próximo mês de Tishrei. Este mês de Elul é a revelação do pensamento da Criação. É a revelação da perfeição no nosso mundo. E por isso, os cabalistas ensinam porque este mês é tão importante.

Não há nenhuma outra época do ano que nós podemos nos conectar profundamente e fortemente para nossa própria perfeição, a perfeição do indivíduo, a perfeição de nosso mundo como neste mês de Elul.

Assim, o primeiro nível de consciência, o primeiro dom/ presente que nós queremos que vai ser revelado à nós, se nós perguntarmos a ele, nos conectarmos com ele, nós poderemos ver e poderemos nos conectar com nosso eu aperfeiçoado. Não importa onde estamos, e todos nós - com exceção àqueles de nós que já são perfeitos, provavelmente não a maioria de nós - todos nós estamos neste processo. Alguns de nós estão no início, outros no meio.

Mas neste mês nós não queremos nos conectar a imperfeição, a tudo que falta. Queremos saber que um acessório, uma conexão com o nosso eu aperfeiçoado está disponível. E a razão pela qual isto é importante, é porque, como o provérbio diz, se você não sabe para onde está indo, você nunca vai chegar lá.

Um dos maiores problemas que nós temos, é não nos empurrarmos tão forte o quanto nós podemos. Rav Ashlag diz que de mais 1.000 pessoas que iniciam o processo espiritual apenas 1 completa. Nem 1% certo? Por que?

Porque a maioria de nós não sabe para onde está indo. A maioria de nós não tem idéia do nosso eu aperfeiçoado, de nosso verdadeiro potencial. E o quenós permitimos a nós mesmos, ser preguiçosos, algumas vezes não nos empurrarmos tão forte quanto nós precisamos, porque não queremos ver o quão perfeito o nosso eu pode ser, ou nem acreditamos que isso pode ser possível.

O trabalho que nós queremos fazer essa semana e o desejo que nós queremos despertar este mês é começar a chamar, pedir a se conectar com nosso eu aperfeiçoado. É isto está disponível este mês de forma que NÃO está disponível em qualquer outra época do ano porque como nós dissemos, os cabalistas ensinam que o início da Criação é Rosh Hashana, o primeiro dia do próximo mês. Portanto a revelação do pensamento da Criação, a revelação da perfeição da Criação, a revelação perfeição da humanidade neste mês, o mês de Elul. É um enorme presente, quando nós entendemos isso, podemos todos aproveitar a oportunidade de nos conectarmos com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário