terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Shemot - Volume 8 - Capítulo 1 - "E estes são os nomes"


1.“E estes são os nomes”

Uma explicação do título do verso vem da discussão que significado deste verso, “E eles que são sábios...” Este, nós aprendemos, contém o segredo do Firmamento e da Árvore da Vida. Aqueles imbuídos com Sabedoria superior – os anjos internos e externos, e a vida da almas nascidas da Árvore da Vida – habitam a Árvore, e estes seres merecem vida eterna. Os galhos da árvore alcançam todas as formas de seres de Santidade, e o fruto da Árvore da vida para todos. O lado da impureza, entretanto, não habita na Árvore da Vida, e deriva nenhuma nutrição disto. Há em seguida uma descrição do esplendor da Árvore, que ascende a grandes alturas, e a única radiação na Árvore, que contém asa cores branco, vermelho e verde. Levanta em luz direta e descende em luz retornante, estas cores vem apenas somente na Árvore. Desta Árvore, as doze Tribos de Israel descem no exílio do Egito com a luz que não ilumina (Malchut), acompanha por multidões de convidados do céu.

A relevância desta passagem

Esta passagem explica que aqueles de nós que abraçam o “o segredo da sabedoria – que é o Sagrado Zohar – cintilam e brilham com a Luz de Chochmah. Chochmah é uma das maiores dimensões espirituais dos Mundos Superiores. Esta é a impecável realidade conhecida pelo código termo “Árvore da Vida”.
A Árvore da Vida é a fonte da nossa alegria. É o lugar onde conhecimento e prazer descendem. Este é o reino de imortalidade e paz eterna. Quando nós estamos conectados com esta dimensão divina, nós conhecemos somente preenchimento, alegria, e perfeição. O caos da existência humana ocorre quando nós nos achamos desconectados da Árvore da Vida, o abatimento em nosso domínio físico de escuridão conhecimento como realidade da Árvore da Vida.
Os versos abertos desta poderosa seção do Zohar nos une com a Árvore da Vida. Imediatamente, a ordem emerge do caos. Nós nos tornamos impenetráveis a influências negativas das doze constelações.
A iluminação que nós geramos pela virtude destes versos bane a escuridão de nossas vidas por toda existência. Nós ligamos as forças da imortalidade, expelindo morte da existência humana. Nós nos tornamos sábios na maneira do Criador.
Sobre o mérito desta passagem, nosso exílio termina como nós nos levantamos do Egito (o mundo material de dor e sofrimento) e experimentados o Jardim do Éden para sempre.


1. “E estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram do Egito com Jacó, cada homem com seus membros da família” (Shemot 1:1). “E eles que são sábios irão brilhar como o brilho do firmamento; e eles que se tornaram muitos para a justiça como as estrelas para sempre e sempre” (Daniel 12:3). “E eles que são sábios,” e aqueles que observam o segredo do conhecimento; “brilhará”, significa que eles iluminarão e cintilarão com o brilho da Chochmah sagrada; e “como o brilho,” SIGNIFICA o brilho e cintilação do rio que emana do Éden. Este é o segredo escondido que é chamado “firmamento” por neste estão localizados as estrelas e as constelações, o sol, QUE É ZEIR ANPIN, a lua, QUE É NUKVA, e todas as velas que dão luz, QUE SÃO TODAS AS LUZES QUE ESTÃO NOS MUNDOS DE BRIYAH, YETZIRAH E ASIYAH.


2. O brilho do firmamento ilumina o jardim, QUE É MALCHUT, e a Árvore da Vida, QUE É TIFERET, fica no centro do jardim – QUE ESTÁ, NA COLUNA CENTRAL. Os galhos, SÃO AS SEFIROT, cobrem todas as formas, NEFASHOT, árvores, RUCHOT, e pimentas, NESHAMOT, no jardim que estão recipientes cheios, SIGNIFICA QUE ELES TEM TRÊS COLUNAS, ESQUERDA, DIREITA E CENTRAL. E  todos os animais selvagens, QUE SÃO ANJOS EXTERNOS, encontram refúgio em suas sombras. E todos os pássaros no céu, OS ANJOS INTERNOS, sentam em seus galhos.


3. O esplendor dos frutos da árvore, QUE SÃO AS ALMAS QUE SÃO NASCIDAS DE LÁ, da vida para todos. Isto existe para sempre. O outro lado da IMPUREZA não habita ai, SIGNIFICA QUE O OUTRO LADO NÃO TEM PREENCHIMENTO DA ÁRVORE DA VIDA, QUE É ZEIR APIN EM GRANDIOSIDADE. Apenas o lado da santidade é preenchido. Fortunamente são aqueles provados para isso, para eles vivem eternamente, COMO ESTÁ ESCRITO: “E ELE PEGARÁ TAMBÉM DA ÁRVORE DA VIDA E COMERÁ E VIVERÁ PARA SEMPRE” (BERESHEET 3:22). Eles são chamados “eles quem são sábios” e merecem vida eterna neste mundo e no Mundo que está por Vir.


4. O esplendor desta árvore, QUE É ZEIR ANPIN, sobe mais alto, e mais alto, QUANDO LEVANTA é uma distancia de 500 “kilometros”. QUANDO SOBRE MAIS ALTO, sua altura é de 600.000 “kilometros”. Nesta árvore, há uma radiação, QUE É MALCHUT, em que corpo, todas as cores – BRANCO, VERMELHO E VERDE, QUE É O SEGREDO DAS LUZES DE CHESED, GUEVURAH E TIFERET – existe. Estas cores levantam EM OR YASHAR (‘LUZ DIRETA’) e descendem EM OR CHOZER (‘LUZ RETORNANTE’), e não repousam em nenhum lugar exceto nesta árvore PORQUE É O SEGREDO DA COLUNA CENTRAL.

 

5. Quando  A LUZ  emana disto, DA ÁRVORE, para aparecer no chão que não é iluminado, ESTAS LUZES, algumas vezes repousam e ALGUMAS VEZES não repousam em; eles algumas vezes existem e algumas vezes não existe, porque eles repousam não em outro lugar EXCETO ESTA ÁRVORE. Desta árvore emanou doze tribos que divisas estão nela contidas. Eles descendem neste esplendor que não ilumina, no exílio do Egito com muitos campos sobrenaturais. Este é o significado de: “E estes são os nomes dos filhos de Israel...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário