sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pinchas - Capítulo 7 – A vestimenta do mundo


Pinchas - Capítulo 7 – A vestimenta do mundo

Uma Sinopse

Rabbi Elazar deduz de alguns versos em Zecharyah que é uma pessoa má em seus atos que fez uma roupa imunda para seu espírito, e que cada um será alegre se eles puderem vestir uma mais apropriada vestimenta no Mundo Vindouro. Próximo os rabbis sentam na sombra de uma pedra enquanto eles pararam de suas viagens, e Rabbi Elazar diz, ‘Sombra é sem dúvida a alegria da alma’.

A relevância desta passagem

Durante toda nossa vida e nossas vidas passadas, houveram incontáveis vezes quando nós sucumbimos a nossos impulsos imorais. Quanto isto ocorreu, nós criamos uma mancha, um bloqueio que suja nossa alma. Estes bloqueios tem que ser limpos pelas seguintes razões: Cada ato negativo cometido é parecido com em preencher a uma peça de roupa imunda sobre uma lâmpada. Um quarto, iluminado por uma lâmpada, aumenta progressivamente a escuridão cada vez que outra peça de roupa é jogada sobre a lâmpada. Isto é esta adição de escuridão que incita o caos, confusão, dor e sofrimento na vida. Quando estas roupas sujas são removidas, a Luz está livre para brilhar com sua intensidade máxima.

De acordo com o Zoahr, Joshua e Pinchas vestiam vestimentas que brilhavam com clareza, Pinchas, falou “roupas trocadas” em uma hora. Assim, uma hora de meditação concentrada sobre esta passagem em particular purifica nossas almas de todas estas iniqüidades. A passagem nos permite “limpar roupas” como Pinchas fez. E no momento que nós compartilharmos esta Luz purificante com nossos vizinhos e as almas langorosas no  mundo inferior, os Portões de Entrada ao Inferno são batidos pra o bem. Nós liberamos estas novas almas limpas de suas estadias que queimam como o Inferno sobre um colapso final. O mundo inteiro é vestido com roupas brilhantes beneficiando a pureza deste Livro sagrado do Esplendor.


23. Rabbi Elazar começa: “E ele mostrou-me Joshua o Alto Sacerdote, ficando diante do anjo de Hashem...” (Zecharyah 3:1). Venha e veja: Infortúnio daquelas pessoas que não olham para a glória de seus Mestres e não prestam atenção para o fato que Ele diariamente questiona uma proclamação sobre eles. Quando uma pessoa observa os mandamentos da Torah, muitos defensores levantam para recordar seus bons pontos, mas se uma pessoa transgride os mandamentos seus atos o acusam diante do Santo Único, abençoado seja Ele. Nós falamos que Joshua era o Alto Sacerdote. E que está escrito sobre ele?... e o adversário está em sua mão direita para frustrá-lo (Ibid). Se isto é como isto era para ele, então como muito mais para outras pessoas que não se importam para a glória de seu Mestre.


24. Olhe o que está escrito: “Agora Joshua estava vestido em roupas sujas...”(Ibid. 3) Isto é explicado. Ainda as roupas sujas eram surpreendentemente as vestimentas as quais que o espírito é atrelado naquele mundo. Feliz é a porção daqueles cujas vestimentas são fixas e completas naquele mundo! Nós já aprendemos o que as vestes eles vestem unicamente quem eles queriam enviar para Gehenom, o que estas vestimentas são que eles vestem neles.  E ELE RESPONDE: aqui isto está escrito, “Agora Joshua estava vestido com roupas sujas, e ele estava diante do anjo.” Qual anjo? O Anjo em comando de Gehenom e quem é também em comando de todos que ele vê em tais roupas. Então a voz disse, “Tire as roupas sujas dele.” (Ibid. 4).


25. Isto segue disto que é um pessoa com mau comportamento que faz as roupas sujas para ele. “E ele disse para ele, ‘Observe eu casei sua iniqüidade de passar de você; e eu vesti você em roupas festivas” (Ibid.). Para eles vestirem ele em outra mais adequada vestimenta, em qual a pessoa pode observar o esplendor da glória de seu Mestre.


26. Venha e veja a similaridade: Pinchas, que não deixou este mundo até ele ter mudado outra adequada vestimenta a qual o espírito aproveitaria no Mundo Vindouro, colocou e no mesmo momento tirou uma e colocou no outro, para preencher o que está escrito “Observe, eu dei a ele Minha vestimenta da paz” (Bemidbar 25:12). Enquanto ele estava no seu caminho e o por do sol estava forte, eles sentaram na sombra da pedra na selva. Rabbi Elazar disse, Sombra sem dúvida a alegria da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário