segunda-feira, 21 de março de 2011

Porção Shemini - Volume 14 - Capítulo 1 - O homem foi criado pela Torah

. O homem foi criado pela Torah
Rabbi Yitzchak disse que os filhos de Israel são abençoados porque Deus lhes deu a Torah, e que o homem foi criado pela Torah. Rabbi Chiya diz que a Torah Escrita e a Torah Oral preservam o homem no mundo.  Rabbi Shimon conta como a Bet (a letra inicial da Torah) mostra como a Torah é aberta para receber uma pessoa e se junta com ele em um lado, mas se ele anda no outro lado, tem um lado fechado.Há mais uma discussão do significado profundo da Bet. Nós aprendemos que todos que estudam a Torah é amado acima e abaixo, mas ainda mais aqueles que estudam a Torah à noite. Mais tarde, na manhã, todos os julgamentos são quebrados.

1. "E aconteceu no oitavo dia" (Vayikra 9:1). Rabbi Yitzchak abriu a discussão, dizendo: "Quando as estrelas da manhã cantaram junto todos os filhos de Elohim gritaram de alegria" (Iyov 38:7). Abençoados são Israel, porque o Santo único, abençoado seja Ele, deu a eles a Santa Torah, a alegria de todos, a alegria do Santo Único, abençoado seja Ele, e o lugar onde Ele anda...', como está escrito: "E Eu era diariamente o seu deleite."(Mishlei 8:30). A Torah roda é um santo Nome do Santo Único, abençoado seja Ele. Pela Torah o mundo foi criado, como está escrito: "Então Eu estava por Ele como uma criança de peito (Heb. amun)." Não pronuncie como  'amun' mas como "uman," que é literalmente um artífice, POIS ERA SEU INSTRUMENTO DE ARTE PARA A CRIAÇÃO DO MUNDO.

2. E o homem foi criado pela Torah, como está escrito: "E Elohim disse: 'Façamos o homem'" (Beresheet 1:26), ESCRITO NA FORMA DO PLURAL. O Santo Único, abençoado seja Ele, disse na Torah: 'Eu desejo criar o homem'. Ela responde: 'Este homem está destinado a pecar e provocar Você. A menos Você esteja sofrendo um longo tempo com ele, como ele vai suportar? E Ele responde a ela: você e Eu devemos manter ele no mundo, par Eu não ser chamado "longo sofrimento" por nenhuma razão.

 3. Rabbi Chiya diz que a Torah Escrita, QUE É ZEIR ANPIN, e a Torah Oral Torah, QUE É MALCHUT, estabeleceu o homem no mundo, como está escrito: "Façamos o homem a nossa imagem, conforme nossa semelhança," ESCRITO NA FORMA PULURAL. Rabbi Yosi diz que NÓS APRENDEMOS deste verso, "o que já foi feito (lit. 'por eles')" (Kohelet 2:12). "Por eles," seguramente, NA FORMA PLURAL. É a imagem e semelhança, QUE TANTO FEZ O HOMEM uma "imagem" pelo Princípio Masculino, QUE É ZEIR ANPIN CHAMADO 'IMAGEM', e "semelhança" pelo Princípio Feminino, QUE É MALCHUT CHAMADO 'SEMELHANÇA'. MALCHUT É CHAMADA "SEMELHANÇA" (HEB. DEMUT), QUE É DERIVADO DO SILÊNCIO (HEB. DEMAMAH), POIS ELA NÃO TEM NADA DE SEU, SALVAR O QUE ELA RECEBE DE ZEIR ANPIN. A ALMA DO HOMEM FOI CRIADA DA UNIDADE DE ZEIR ANPIN E MALCHUT. PORTANTO, É DITO, "À NOSSA IMAGEM, CONFORME NOSSA SEMELHANÇA." Que é a razaão pela qual a Torah inicia com a letra Bet (=dois), POIS ALUDE A ZEIR ANPIN E MALCHUT. Isto já foi explicado anteriormente.

 4. Rabbi Yitzchak diz: Por que é a Bet aberta EM UM LADO e fechado NO OUTRO LADO? ELE EXPLICA que quando o homem se junta a Torah, está aberta para recebê-lo e se juntar com ele, mas quando ele fecha seus olhos para issoe anda para outro lado, está fechado para o outro lado, COMO A BET, está escrito: "Se você Me abandonar um dia, Eu vou abandonar vocês dois" Não haverá abertura até que ele retorne a se apegar face-a-face, e nunca abandone-a novamente. Portanto, a Torah ABORDA o home, o chamando: "Para você, Ó homens Eu chamo" (Mishlei 8:4), e também: "Ela solta sua vocz nas praças, ela chora no local principal do seu concurso, na entrada dos portões, na cidade ela profere suas palavras" (Mishlei 1:21).

 5. Rabbi Yehuda disse: A Bet é UMA FORMA DE dois telhados E uma LINHA as juntando. O que isso significa? Um TELHADO ACIMA é para o céu, QUE É ZEIR ANPIN,  e o outro ABAIXO para terra, QUE É MALCHUT. O Santo Único, abençoado seja Ele, QUE É YESOD, OS une e os recebe.

 6. Rabbi Elazar disse: Há 3 luzes santas, OU SEJA TRÊS LINHAS conectadas juntas, em que toda a Torah é composta. Elas abrem os portões para todos E TEM INFLU~ENCIA na Fé, QUE É MALCHUT, e elas são como uma casa para todos. Portanto, elas são chamadas 'uma casa', para  AS TRÊS LINHAS DA BET ALUDINDO AS TRÊS COLUNAS DE ZEIR ANPIN são uma casa (Heb. bayit). A Torah inicia, poranto, com essa letra, pois é uma casa e um remédio para todo o mundo.

 7. Portanto ele que está ocupado na Torah é como se ele estivesse ocupado em Santo Nome. Nós aprendemos que toda a Torah é um Santo Nome Sublime e por isso, ela começa com a Bet, por isso compreende o Santo Nome; OU SEJA, OS TRÊS VAVS DENTO DA ESCRITA EM SEGREDO NOS VERSOS: "E...FOI...E ELE VEIO...E...SE ESTICOU" (SHEMOT 14:19-21), AS TRÊS COLUNAS DE ZEIR ANPIN, E ISSO ALUDE aos três títulos QUE INFLUENCIAM Fé, QUE É MALCHUT.

 8. Venha e veja: todos aqueles que estudam a Torah e apegam-se ao Santo Único, abençoado seja Ele, são adornados com coroas da Torah e são amados acima e abaixo.O Santo Único, abençoado seja Ele, estende a elels Sua mão direita, QUE É CHESSED. Todos os mais que estudam a Torah à noite também, como nós aprendemos que eles são associados com a Shechinah e são unidos com Ela. Quando a manhã chega, o Santo Único, abençoado seja Ele, venta um fio de graça em torno deles para torná-los conhecidos entre os seres superiores e inferiores.

9. No momento que a Congregaçãod e Israel, QUE É MALCHUT, e aqueles que estudam a Torah comparecerem diante do Rei, ZEIR ANPIN, todas as estrelas da manhã rompem junto em canção, como está escrito: "Quando as estrelas da manã cantam juntas todos os filhos de Elohim gritavam de alegria" (Iyov 38:7). O que "gritou (Heb. yari'u)" significa? O significado é como está escrito: "A terra é completamente quebrada (Heb. ro'a)" (Yeshayah 24:19). HÁ O SIGNIFICADO DE QUEBRAR, para aqueles Julgamentos, QUE SÃO CHAMADOS "OS FILHOS DE ELOHIM," são quebrados. Todos eles são quebrados antes da manhã, quando a manhã é despertada no mundo, QUE E´A ILUMINAÇÃO DE CHESED DE ZEIR ANPIN, como está escrito: "E  Abraham levantou-se cedo na manhã" (Beresheet 22:3) E ABRAHAM É CHESED. Portanto, "todos os filhos de Elohim gritavam de alegria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário