segunda-feira, 14 de março de 2011

Porção Korach - Volume 18 - Capítulo 1 - Proteção contras desastres naturais by zohar.com

1. "Agora Korah..."

Rabbi Yitzchak nos conta que se os filhos de Israel tivessem seguido a Torah não teriam sido exilados, porque quem lida com a Torah tem liberdade de tudo inclusive da morte. A Torah é o poder da direita, e quem troca a direita pela esquer é com se destruisse o mundo. Rabbi Yitzchak diz que Aaron é a direita e os Levitas a esquerda, e que Korah queria trocá-los em que desejo o sacerdócio, e por isso ele foi punido. Korah tinha uma língua do mal, ele pegou um mau conselho e correu atrás de algo que não era dele e ele virou-se para a discordância que trouxe o conflito ao invés de paz. O Shabbat é a paz dos graus superiores e inferiores, e esta paz suporta o mundo, quem cria discórdia nesta paz será destruído.

1. "Agora Korah, o filho de Izhar, o filho de Kohath, o filho de Levi pegou..." (Bemidbar 16:1). Rabbi Aba abriu a discussão com a frase: "Eles são para serem mais desejados do que o ouro, muito mais do que o ouro fino: Mais doce do que o mel e do favo do mel  (Tehilim 19:11). Como são supremos os assuntos da Torah e como eles são preciosos. Eles são desejados acima e são desejados por todos, porque eles constituem o Santo Nome. Quem labuta na Torah se esforça pelo Santo Nome e é salvo de todo MAL; ele é salvo neste mundo e resgatado no mundo vindouro. Venha e veja: Quem lida com a Torah é anexo a Árvore da Vida e uma vez conectado a Árvore da Vida, ele é parte de tudo, com está escrito: "ela é uma árvore da vida para àqueles que estão lançam mão sobre ela..." (Mishlei 3:18).

2. Rabbi Yitzchak disse: Quem lida com a Torah é livre de tudo, até mesmo da morte, com mencionando, uma vez que a liberdade, QUE É BINAH, mora acima dele e está ligada a ele. Se Israel tivesse se adornado com a Torah, eles teriam sido salvos de tudo e não se encontrariam no exílio. Isto é o que está escrito: "engravado (Heb. charut) sobre os tabletes." (Shemot 32:16). Não leia isto COM UM "O", mas sim COM UM "E", como "Cherut," uma vez que esta liberdade está disponível na Torah. A Torah é o poder da direita, como está escrito: "De Sua mão direita foi uma lei de fogo para eles" (Devarim 33:2), e na esquerda está inclusa a direita. Quem faz da direita esquerda e da esquerda direita é como se ele destruísse o mundo.


3. Venha e veja: Aaron é a direita QUE É CHESSED, e os Levitas são a esquerda, QUE É GUEVURAH. Korah queria trocar a direita pela esquerda, ELE DESEJOU O SACERDÓCIO, QUE É A DIREITA, PARA OS LEVITAS, QUE SÃO ESQUERDA; portanto ele foi punido. Além disso, ele tinha uma má língua, FALANDO CONTRA MOISÉS, e ele foi punido por tudo. Rabbi Yehuda disse: A esquerda está sempre contida na direita, PORQUE É COMO A ESQUERDA É CORRIGIDA. Korah desejou substituir a correção de acima e abaixo, JÁ QUE ELE ASPIRAVA A DOMINAÇÃO DOS LEVITAS, QUE ESTÃO A ESQUERDA, SÓ QUE ELES NÃO DEVIAM SER INCLUÍDOS NO SACERDÓCIO, QUE É DIREITA. Portanto, ele foi aniquilado para cima e para baixo.


4. "Agora Korah...pegou". (Bemidbar 16:1). ELE PERGUNTA: Qual é o significado de "pegou"? ELE RESPONDE: Ele pegou um conselho defeituoso para si mesmo. Se alguém persegue algo que não pertence a ele, isso escapa dele e ele ainda perde o que tinha. Korah perseguiu algo que não era dele. Portanto, ele perdeu o que era dele, e ninguém mais ganhou.


5. Korah virou-se para a discórdia. Qual é o significado de discórdia? Distanciamento e repulsa; distanciamento e repulsa do que está acima e abaixo; e quem desejar adiar a restauração do universo ficará perdido de todos os mundos. O conflito é um distanciamento da paz, e quem está em conflito sobre a paz está em desacordo com Seu Santo Nome, porque seu Santo Nome é chamado de "Paz".

6. Venha e veja: O mundo não existe se não através da paz. Quando o Santo Único, bendito seja Ele, criou o mundo ele não poderia resistir até que Ele veio e fez a paz habitar sobre eles. O que é isso? É o Shabbat, que é a paz da classe superior e inferior. E então o mundo sofreu. PORTANTO, quem cria divergência sobre esta PAZ vai ser perdido no mundo.

7. Zelophehad estava em discórdia com o Shabbat porque ele estava juntando madeira (ou: "árvores"). Quais foram estas árvores? Estas foram as outras árvores DOS SETENTA CACIQUES, como nós mencionamos. Estes foram assuntos seculares e preocupações seculares que não prevaleceram em santidade. POR ISSO, ele estava em conflito com a paz mundial, QUE É O SHABBAT, PORQUE ELE MISTUROU O SECULAR COM O SHABBAT.

8. Rabbi Yosi diz que está escrito: "muita paz tem aqueles que amam Sua Torah". (Tehilim 119:165). A Torah é paz, como está escrito: "e todos os seus caminhos são paz." (Mishlei 3:17). E Korah veio desonrar o que é paz acima - QUE É A TORAH, QUE SIGNIFICA COLUNA CENTRAL QUE É CHAMADA "TORAH"  QUE PRODUZ PAZ ENTRE A DIREITA E A ESQUERDA, e abaixo, DE MOISÉS. Portanto, ele foi punido a partir do maior e dos aspectos inferiores, PELO FOGO E PELA ABERTURA DO ABISMO TERRESTRE.

Um comentário: