terça-feira, 13 de março de 2012

Pekudei by Zohar - Capítulo 1

1.Todos os rios vão par ao mar

Rabbi Chiya começa com: "Todos os rios vão para mar, ainda o mar não está cheio...," dizendo que estes rios são o segredo da Sefirote que são os santos rios que enchem o grande mar, Malchut. O mar então flui ao longo e prove água para os animais no campo. O mar de Malchut leva nas primaveras, as luzes de Zeir Anpin, e as derrama nas Santas Carruagens abaixo. Todos desses são chamados e contados em Malchut. A nós é dito que 'o Tabernáculo' na abertura do verso é Malchut, e que as grades que ela molha corresponde aos utensílios para o tabernáculo, tudo disto é chamado pelo nome.



1. "Estas são asa contas do Tabernáculo, o Tabernáculo do Testemunho como eles eram contados, de acordo com os pronunciamentos de Moisés..." (Shemot 38:21). Rabbi Chiya abriu a discussão com o verso: "Todos os rios vão para dentro do mar, ainda o mar não está cheiro..." (Kohelet 1:7). Este verso tem sido elucidativo e aprendido. Ainda todos estes rios são o segredo dos santos rios e primaveras,  A SEFIROTE DE SEIR ANPIN, que preencheu e fluiu para iluminação e encher este grande mar, MALCHUT. e quando o grande mar está completo por estes rios, ele flui ao longo e águas os campos de animais como está escrito - "eles dão bebida para cada animal selvagem" (Tehilim 104:11), QUE SÃO AS GRADES DE BRIYAH, YETZIRAH E ASIYAH.




2. O verso que segue, "ELES DÃO DE BEBER PARA CADA ANIMAL SELVAGEM," é "Ele manda as primaveras dentro dos vales..." e depois disto, "eles dão de beber para cada animal selvagem: os asnos selvagens saciam sua sede." Estas são as menores Carruagens, DE BRIYAH, YETZIRAH E ASIYAH, CHAMADOS "ANIMAIS SELVAGENS" E "BURROS SELVAGENS".  E quando o mar, MALCHUT, recebe AS PRIMAVERAS, AS LUZES DE ZEIR ANPIN, isso pega e os engole para dentro, então deixa a água fora para outro lado, que é o das Santas Carruagens abaixo EM BRIYAH, YETZIRAH E ASIYAH,  e os molha e todos são contados e numerados pelo nome. PARA TOAS AS GRADES DAS ÁGUAS DE MALCHUT, ELA CHAMA PELO NOME, como é dito, "Ele chama eles todos pelos nomes" (Yeshayah 40:26). Portanto está escrito: "Estas são as contas do Tabernáculo." PARA O TABERNÁCULO É MALCHUT, E AS GRADES QUE ELA MOLHA, A SABER OS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO, SÃO CONTADOS, QUE SÃO CHAMADOS PELO NOME.


Nenhum comentário:

Postar um comentário