sexta-feira, 11 de maio de 2012

Karen Berg | Como curar a nós mesmos e ao mundo


 
Na porção do Zohar desta semana, há uma história de dois alunos de Kabbalah que presenciaram uma intrigante cena enquanto caminhavam em uma floresta.

Observaram a pouca distância um velho mendigo se aproximar de dois viajantes e pedir comida. Tanto os alunos como os viajantes não sabiam que o pobre homem era, na verdade, o profeta Elias disfarçado.

Diante da solicitação, o primeiro viajante disse: "Não tenho que dar comida para ele, apenas possuo o suficiente para minha própria jornada." O segundo homem, entretanto, respondeu de outra maneira: "Estou vivo e satisfeito agora, então darei a ele minha comida e minha água." E assim atendeu ao pedido. Logo depois, os dois viajantes seguiram viagem.

No final, o homem que havia dado comida e água ao mendigo, ficou tão cansado que teve que parar para descansar enquanto seu amigo prosseguia. Mal havia ele se deitado para repousar, quando uma cobra surgiu detrás de uma árvore disposta a atacá-lo. Quase no mesmo instante uma cascavél apareceu e a matou.

Perplexos com o que testemunharam, os estudantes expuseram ao seu professor o que haviam visto. O mestre kabalista, Rav Shimon, explicou que os Céus haviam decretado que naquele dia o homem que doou deveria morrer. No entanto, ele também dispôs da oportunidade de decidir dar de si mesmo, mesmo que isso custasse sua vida. Devido a sua ação de atenção e cuidado com o outro - abrindo mão de sua comida e água - foi concedida vida a ele.

Sabemos que existem muitas situações em que esse tipo de milagre pode acontecer - e que na verdade acontece. A lição espiritual básica dessa historia é que nunca sabemos o quanto um simples ato de bondade pode ser poderoso para nós e para os outros. Às vezes, a Luz nos dá oportunidades de compartilhar, para que possamos remover qualquer caos ou situação negativa destinada a nós por nosso karma. Talvez não tenhamos condições de entender o resultado do que fazemos quando essas oportunidades se apresentam porque na maioria do tempo enxergamos apenas 1% da situação à nossa frente. Contudo, há um cenário maior, mais amplo, do qual nem sempre estamos cientes.

A porção desta semana se refere ao poder de nossas ações. Ela nos diz que quando compartilhamos é importante que o façamos com alegria, e que para alcançarmos o próximo nível precisamos encontrar formas de estarmos menos envolvidos apenas com nós mesmos. Exatamente como o exemplo do homem dessa historia, é possível que, por meio de nossa consciência e de nossas ações de compartilhar, possamos mudar tanto o nosso destino como o destino do mundo.

Parece loucura, não parece? Mas na verdade não é. Tudo o que fazemos cria ondas e exerce um impacto espiritual. Por meio de nossas ações, portanto, podemos criar um espaço no cosmo que pode fazer com que ele se cure.

Só Deus sabe o quanto o mundo precisa disso.
Com carinho,
Karen
 
Conecte-se com Karen no 

Nenhum comentário:

Postar um comentário