sábado, 12 de maio de 2012

Zohar - Bechukotai - "Relembre-se agora o que Balak o rei de Moab planejou"

1. "Relembre-se agora o que Balak o rei de Moab planejou"

Rabbi Chhiya abre dizendo como é feliz aqueles que o Mestre os repreende pelo Seu cuidado com eles. Rabbi Yosi diz que mesmo que D'us  disse a Yisrael para se lembrar Dele, quando eles choravam para ele. Ele não prestou atenção nesles. Rabbi Yehuda discorda, e sustenta que que se D'us não tivesse se lembrado dels. Yisrael não teria sobrevivido nem um único dia no exílio. Ele diz que quando um homem  quer alguma ação de D'us ele tem que despertar  através das escrituras sagradas ou discurso abaixo. Da mesma forma aqueles que querem despertar ações do Lado das Impurezas despertam o seu aspecto através das ações e palavras da boca. Rabbi Yehuda estabelece uma distinção entre adivinhação e encantamento, e diz que as ações de Yisrael são sempre feitas de santidade - não há adivinhação ou encantamento nelas. D'us lembra Yisrael dos atos que Ele tem feito para eles e a proteção que Ele deu a eles quando eles estavam ligados a Ele.

1. "Se você anda em Meus estatutos..." (Vayikra 26:3). Rabbi Chiya abre com o verso, "O Meu povo, relembre agora o que Balak rei de Moab planejou, e como Bilaam, o filho de Beor o respondu..." (Michah 6:5). "O Meu povo, relembre"; feliz é a porção do povo, que seu Mestre a repreende. "O Meu povo, relembre," apesar de você ter desviado do camido , vocês são meu povo, e Eu não desejo recompensá-los pelas suas ações.

2. Rabbi Yitzchak diz: Feliz é a porção do povo que seu Mestre diz a eles, "O Meu povo, o que Eu fiz para você, e e que eu tenho cansado você? Testifica contra Mim" (Ibid. 3). "O que Balak rei de Moab planejou," QUE É, quantas vezes ele planejou destruir você, e quanta magia ele tem incitado contra você.

3. Rabbi Yosi diz: O Santo Único, abençoado seja Ele, diz para Ysirael, "Relembre agora." Ai de nós que choramos, nós soluçamos e lamentamos,  "Relembre, Hashem, o que há de vir sobre nós" (Eichah 5:1). "Relembre, Hashem, contra os filhos e Edom" (Tehilim 137:7). No momento Ele não quer prestar atenção em nós, porque quando Ele disse a nós, "O...relembre," em palavras de súplica, nós não O atendemos. Por uma mensagem, com palavras como: "Relembre-se, Hashem, contra os filhos de Edom," Relembre Sua congregação que Você tem adquiridos de antigos" (Tehilim 74:2). "Relembre-se de mim, Hashem, quando Você mostrar favores a Seu povo" (Tehilim 106:4). No entanto Ele não deseja prestar atenção em nós.

4. Rabbi Yehuda disse: Certamete o SantoÚnico, abençoado seja Ele, constantemente presta atençao em nós e se lembra de nós, pois se ele não tivesse atendido Yisrael e lembrado de nós, eles não teriam sobrevivido no exílio um único dia. Por isso diz, "E ainda para todos que, quando eles estavam na terras de seus inimigos..." (Vayikra 26:44). Para o Santo Único, abençoado seja Ele, não nos recompensa de acordo com nossas ações.

5. Venha e veja: Balak era sábio, e o maior feiticeiro em seus atos; ainda mais que Bilaam. Aprendi que quando um homem deseja algo do trabalho do Santo Único, abençoado seja Ele, cabe a ele despertar através de uma ação a seguir, desde a menor ação a ação superior é despertada. O ato a seguir deve ser feito em Santidade, como já explicado.. Onde não há ação, não há discurso, e isto depende da palavra da boca provocar a ação acima.Como Santidade Sublime deve ser despertada pela ação e fala, assim todos aqueles do Lado da Impureza despertam seu aspecto através das palavras da boca.

6. Embora Bilaam fosse o maior de todos os feiticeiros no mundo, Balak era um feiticeiro maior do que ele, para Balak era o maior em adivinhação, enquanto Bilaam ERA GRANDE em encantamento. Adivinhação e encantamento são duas qualidades; adivinhação é apoiada por ações, enquanto encantamento é suportado pela visão e fala. O Espírito de Corrupção é então levantado por eles e vestido por eles,  e isto faz o que faz.

7. Isto não é somente para Yisrael santa, porque eles todos são santos, e todos seus atos são feitos para trazer o Santo Espírito até eles, como está escrito> "até um espírito ser derramado sobre eles no alto" (Yeshayah 32:15). É portanto escrito: "Certamente não há encantamento em Jacob, nem há qualquer adivinhação em Yisrael" (Bemidbar 23:23). Pois Yisrael está ligada ao lado da Santidade sublime. Suas ações são feitas em Santidade; Santidade é trazida sobre eles, e eles se vestem com isso.

8. Venha e veja: Balak era o maior sábio em adivinhação, e Bilaam em encantamento. Portanto, quando Balak pretendia se juntar a ele, está escrito: "E os anciões de Moab e os anciões de Midian partiram com a recompensa da adivinhação em suas mãos" (Bemidbar 22:7). Venha e veja: de acordo com a palavra da boca, Bilaam foi o maior feiticeiro do mundo, e aplicando o encantamento que ele conhecia como corrigir o tempo DAS MALDIÇÕES. SUAS MALDIÇÕES PORTANTO PREVALECIAM. Consequentemente, Balak desejava completar-se com adivinhação e encatamento,  E SE JUNTOU A ELE.

9. O Santo Único, abençoado seja Ele, disse a ele: 'Mau homem, Meus filhos vos precederam. Eles tem algo entre si pelo qual nenhum Lado Mau, nenhuma espécie ímpia, ou nenhuma mágica no mundo pode se aproximar deles; tudo foge deles. O que é isto? É a Tenda do Encontro, com seus receptores de Santidade e artigos de serviço do Templo: incenso de especiarias que anulam qualquer tipo de ira e fúria no mundo, acima e abaixo, as oferendas do dia e as oferendas queimadas, dois altares nos quais se executam os serviços do altar, a mesa e seus pães, a pia e seu pedestal. Há também seus artigos de serviços RELACIONADOS A fala: a arca, as duas tábuas da Torah e Aaron  que diariamente harmonia seu povo em oração.' Quando aquele homem ímpio vê isto, ele disse: "Certamente não há encantamento em  Jacob, nem há qualquer adivinhação em Yisrael." Por que? PORQUE "Hashem seu Elohim é como ele, e a trombeta de um rei está nele" (Bemidbar 23: 21)

10. O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, portando DISSE: "O Meu povo, relembre-se"; reze estar atendo no tempo quando Balak e Bilaam uniram-se para destruir você, mas não puderam porque Eu segurei você como um pai segura seu filho e não deixa seu filho nas mãos de outro. "De Shittim até Gilgal" (Michah 6:5). O que é A RELAÇÃO entre eles? ELE RESPONDE: O Santo Único, abençoado seja Ele, disse a Yisrael: 'Por favor relembrem-se que enquanto você estiver ligado a Mim, o homem mau não prevaleceu contra você sua mágica e bruxaria. Uma vez que você solta suas mãos que seguravam a Mim, e estava em Shittim, como está escrito: "e as pessoas comeram, e inclinaram-se a seu  Elohim" (Bemidbar 25:2), e em Gilgal, como está escrito, "em Gilgal eles tinham sacrificado novilhos" (Hoshea 12:12). Então seus inimigos derrotarão você. Qual é razão para tudo isto? "Que você possa conhecer os atos de justiça de  Hashem" (Michah 6:5), OU SEJA, todos os atos justos Eu fiz para você quando você estava ligado a Mim. Eu não deixei nada no mundo ter poder sobre você, e a ira acima e abaixo e as coisas más não foram capazes de chegar perto de você'

Nenhum comentário:

Postar um comentário