quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sintonia Diária: Ative Deus



Add_Sintonia_Palm&Face.png

Ative Deus
Quinta-feira, 31 de maio de 2012
Deus está dentro de cada um de nós, mas em estado de animação suspensa, esperando ser ativado. Dizer a uma pessoa deprimida “Deus está dentro de você” não é suficiente para despertá-la de seu desânimo. A reativação interna da força divina de entusiasmo e alegria só pode acontecer quando saímos de nossa zona de conforto e fazemos algo pelos outros- sem interesses pessoais envolvidos.

Você é meu parceiro by Zohar Capítulo 11 Prologue

Você é meu parceiro

Desta seção do Zohar nós aprendemos que nosso propósito primário nesta vida é completar e criar perfeição através de nossa própria transformação espiritual e crescimento. Em adição, Rabbi Shimon implora a seus alunos para não compartilhar e falar sobre conhecimento espiritual que não é derivado da boca de seu professor. Fazendo isso, ele alerta, pode causar morte e trazer destruição para nosso mundo físico. A força de fazer nossas próprias correções espirituais na vida e completar através da criação é nos dada no momento que escaneamos esta seção. Nós adquirimos a disciplina para sempre permanecer no caminho da verdade e conhecimento, e nós ganhamos força para evitar a tentação de mais fáceis mas menos poderosos professores.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sintonia Diária: Era de Extremos



Add_Sintonia_Palm&Face.png

Era de Extremos
Quarta-feira, 30 de maio de 2012
Vivemos em uma era de extremos. Há uma enorme quantidade de energia e Luz espiritual se revelando agora. É como expor uma pessoa que passou muito tempo em um lugar escuro a uma imensa quantidade de luz física. Pode ocasionar uma tensão visual e uma sensação de cegueira.

Em nosso condicionamento para sairmos da escuridão e nos banharmos com toda essa Luz, admitir e converter nosso comportamento egocêntrico ajuda.

Relatório especial de Yehuda Berg


Special Report from Yehuda Berg

PAZ PARA A PALESTINA
A princípio fiquei surpreso quando recebi a ligação do escritório da Autoridade Palestina. Eu estava programado para me encontrar com o Presidente Abu Mazen muito antes, e agora eles queriam que mudássemos tudo, e que nos encontrássemos duas semanas depois. Mas quando olhei o calendário, vi que a reunião iria coincidir com Lag B’Omer – e soube que era assim que tinha que ser.

O principal texto que estudo como professor e aluno de Kabbalah é o Zohar, de autoria do Rav Shimon Bar Yochai, cujo aniversário de falecimento é em Lag B’Omer. Eu sabia que se fosse me encontrar com o Presidente Mazen naquela semana, eu teria o suporte da energia do grande Rav Shimon. (Mais sobre Lag B’Omer e o significado dos Aniversários de Falecimento em http://www.yehudaberg.com/content/omer)

Ainda assim, embora parecesse bom do ponto de vista da data, eu não estava muito certo do que deveria fazer ou dizer quando ficasse frente a frente com o Presidente. Imaginei que saberia melhor quando chegasse mais perto do dia da reunião; mas à medida que se aproximava o dia, pedi ajuda. Enviei mensagens no twitter, pedindo às pessoas que rezassem para que eu fosse um mensageiro de paz.

Na véspera do nosso encontro, rezei no túmulo do grande profeta Achiya HaShiloni. Pensei em ir a alguns dos túmulos mais populares, de kabalistas como o Rav Ashlag ou o Rav Isaac Luria (o Ari), mas fui ao do Achiya HaShiloni, porque seu túmulo está localizado no território palestino. Na verdade, é o túmulo mais próximo a Ramallah, onde minha reunião iria acontecer no dia seguinte. Acredita-se também que Rav Shimon tem o seu lugar no Jardim do Éden bem ao lado de Achiya HaShiloni. Então fui, e pedi a Achiya e ao Rav Shimon a mesma coisa que pedi aos meus amigos e a todos os estranhos durante toda a semana: “Por favor, por favor, só me façam ser um mensageiro de paz. Só isso.”

Na manhã seguinte, minha mãe Karen Berg e eu, juntamente com um pequeno número de professores e alunos do Kabbalah Centre, rumamos para Ramallah, para nos encontrarmos com o Presidente Abu Mazen. No momento em que entramos no lugar da reunião, todos nós sentimos um incrível carinho e uma abertura por parte do Presidente e de seus homens. A energia era incrível. Indescritível, na verdade.

Já me encontrei com muitos líderes políticos nos últimos anos. Geralmente, as reuniões duram aproximadamente 15 minutos. Dizemos o que tem que ser dito, tiramos uma foto e nos despedimos.

Ficamos mais de uma hora com o Presidente Mazen, só na reunião.

“Senhor Presidente, a maioria das pessoas sentam-se nessas cadeiras e lhe pedem coisas. Me dê isso, me dê aquilo, será que o senhor pode me ajudar com isso...”, disse eu. “Eu gostaria de dizer que não estou vindo aqui para tirar nada do senhor. Estou aqui para oferecer o que eu puder, espiritualmente”.

Nós dissemos a ele como nós, e todos os alunos do Kabbalah Centre, acreditamos na paz. Acreditamos não só que a paz na Terra é possível, como também que é inevitável—e que depende de nós individualmente fazer isso acontecer.

Expliquei ao Presidente Mazen que os milhões de alunos do Kabbalah Centre são embaixadores da paz. Eu lhe assegurei: “Todos os nossos alunos, nossos professores e nossos grandes mestres são soldados da paz, e estamos comprometidos a fazer o que pudermos para trazer a paz para o mundo”.

Foram tantos grandes momentos naquela reunião, que nunca vou me esquecer. Eu mencionei uma das minhas citações favoritas, de Edmund Burke, pensador político e filósofo do século XVIII na Inglaterra: “A diferença entre políticos e líderes é que líderes verdadeiros estão sempre pensando na próxima geração, enquanto políticos estão sempre pensando na próxima eleição”. Ele sorriu tão largamente, que senti que havia entendido completamente.

Em outro ponto da nossa conversa, eu disse uma coisa que fez a sala inteira ficar em silêncio. “Todos nós podemos falar sobre o quanto queremos a paz uns com os outros, Senhor Presidente, mas se primeiro não houver unidade entre seu próprio povo, não haverá paz”.

Você podia ouvir um alfinete cair, e depois de algum tempo, ele concordou.

Entregamos a ele um conjunto do Zohar,uma edição palestina especial, e eu o lembrei: “O senhor vem de uma cidade muito especial. Safed é uma cidade de kabalistas. É uma cidade onde nascem muitos daqueles, cujo propósito nessa Terra é trazer harmonia”.

Depois disso, ele me deu o maior dos abraços.

Eu gostaria de levar crédito pelo que disse na reunião com o Presidente Mazen, mas as palavras não são minhas. São do meu pai, o Rav Berg. São as palavras de Achiya HaShiloni, do Rav Shimon Bar Yochai, da minha mãe Karen Berg, do meu irmão Michael Berg, dos muitos professores e alunos do Kabbalah Centre ao redor do globo e através das eras.

No dia seguinte, o jornal Jerusalem Post noticiou nossa reunião com o Presidente Mazen e escreveu: “Quem sabe? Talvez a Kabbalah vá pavimentar o caminho para a paz”.

Talvez estejamos mais perto do que pensamos.

Tudo de bom,

Yehuda

terça-feira, 29 de maio de 2012

Sintonia Diária: Sr. Robô



Add_Sintonia_Palm&Face.png

Sr. Robô
Terça-feira, 29 de maio de 2012
Estamos vivendo em uma época em que a redenção virá por meio das pessoas – não pelas mãos de mestres, rabinos, padres, xamãs, ou pessoas no comando. Esta é a nossa hora. O teste é para nossa geração, para você e eu ouvindo o que nosso instinto nos diz, sabendo que para alcançar algo verdadeiro temos que ir contra a maré.

Não seja um robô. Pergunte: "por quê?". Esteja consciente. Esforce-se para que haja uma elevação, e depois se esforce novamente.

Sintonia Diária: Vá em Frente


Add_Sintonia_Segredos_Zohar.png

Vá em Frente
Segunda-feira, 28 de maio de 2012
No instante em que decidimos que queremos fazer mais, uma força negativa vem nos empurrar para trás. Liderança e desafios andam de mãos dadas. Isso acontece porque quando é fácil demais, não é real ou satisfatório (lembre-se do principio espiritual "fazer por merecer"). Se não houver algo ou alguém nos desafiando, receber um troféu não terá nenhum significado verdadeiro.
Nossa carta na manga, nosso trunfo, é estar consciente desse principio universal e nos comprometermos a reeducar nossa forma de reagir. Quando você for empurrado para trás, vá em frente. Faça o oposto do que seus medos e dúvidas lhe dizem para fazer.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Porção da semana: Naso by Well of Life by Michael Berg

O Criador está no controle de tudo. Nós não acreditamos 100% nesta assertiva, pois ficamos chateados quando algo nos acontece, somos reativos aos acontecimentos. Ademais com isso não poderíamos fazer nenhuma ação negativa, nunca machucar ninguém de forma alguma, mentir, sentir ciúmes, inveja...

Quando a pessoa entender que o Criador está no controle, ela não fazerá mais nenhuma ação negativa.

domingo, 27 de maio de 2012

Sintonia Semanal: ESPIRITUALIDADE EM AÇÃO‏


  


ESPIRITUALIDADE EM AÇÃO
27 de maio a 02 de junho de 2012

72 Nomes da Semana


Hei Bet Mem

PENSAMENTO EM AÇÃO
Vou seguir adiante com meus planos, minhas ideias e meu trabalho espiritual.

Ao me concentrar em meu objetivo, imagino-me levando-o adiante. Mantenho-me concentrado em minhas intenções, revelando mais Luz, à medida que me aproximo cada vez mais da realização desse objetivo.

A certeza é absoluta.

Na maior parte das vezes fico abismado com toda essa informação que se encontra disponível para as massas, graças ao duro trabalho da minha mãe e do meu pai. Hoje, uma pessoa com desejo de estudar Kabbalah, pode estar praticamente em qualquer lugar do mundo e ser um aluno do Centro. Com ferramentas como UKabbalah.com, uma pessoa pode potencialmente passar cada hora do seu dia on-line, estudando alguma coisa nova.

Ainda assim, com toda essa informação sendo acessada por milhões de pessoas ao redor do globo, por que ainda existe tanto caos? Por que continuam a existir dor e sofrimento no mundo?

Existe uma história sobre como o grandioso Maguid de Mezritch, Rav Dov Ber, tinha pouco interesse em encontrar-se com o grande Baal Shem Tov, Rav Israel ben Eliezer. O Maguid tinha estudado mais do que qualquer outra pessoa na história, e assim acreditava que sabia tudo o que havia para ser aprendido. Ele não via necessidade de fazer a viagem, mas por insistência de sua esposa, acabou por concordar.

Depois de alguns dias com o Baal Shem Tov, o Maguid sentia que não havia aprendido nada de novo. Na verdade, parecia que o Baal Shem Tov nem queria discutir questões espirituais com ele! Finalmente, quando o Maguid estava a ponto de voltar para casa, o Baal Shem Tov pediu que ele explicasse sobre o anjo sagrado, Arizal. O Maguid foi pego de surpresa, mas sendo o conhecedor que era, foi capaz de explicar tudo sobre o anjo em grande profundidade.

Tão logo o Maguid terminou, o santo Baal Shem Tov concordou, e deu a mesma explicação, mas cada vez que pronunciava o nome, Arizal, o próprio anjo aparecia! Qualquer anjo que ele mencionasse, aliás, se materializava diante deles, assim que as palavras saíam da boca de Baal Shem Tov.

O Baal Shem Tov e o Maguid possuíam a mesma informação, mas o que os diferia era que o Baal Shem Tov havia colocado tudo o que havia aprendido em ação, e, portanto, tinha tudo aquilo em seu coração. O Maguid entendeu naquele momento o que o Baal Shem Tov já sabia: que a informação é inútil até que seja colocada em prática.

Às vezes, imaginamos as pessoas espirituais como aquelas que passam suas vidas em solidão, no alto de uma montanha, em profundo estudo e meditação—mas isso não é verdade. A pessoa tem que descer da montanha e colocar a sabedoria em prática com os outros, todos os dias, trabalhando para melhorar a si próprio e ao seu ambiente. Esse é o caminho espiritual.

Se quisermos dar um fim ao caos em nossas vidas e no mundo, precisamos estar tão preocupados em fazer o nosso trabalho espiritual, quanto estamos com nossos estudos.
Informação não vai mudar o mundo, mas colocará a espiritualidade em ação.

É hora de começar a transformar as palavras em sabedoria, aplicando tudo o que aprendemos em nossas vidas esta semana.

Os grandes sábios nos deram a informação, mas cabe a cada um de nós manifestá-la no mundo.

Tudo de bom,

Yehuda

Add_Sintonia_Segredos_Zohar.png

Verso 150 Prologue - Zohar

Estar sentado, meus queridos. Estar sentado e nos deixar renovar os preparativos da Noiva para esta noite. Porque qualquer um que se juntar a ela, nesta noite, será guardado acima e abaixo de tudo que virá no próximo ano e completará o seu próximo ano em paz. Isto está descrito no verso, "O anjo de Hashem acampa  ao redor deles que temem Ele. Testem e vejam que Hashem é bom". (Tehilim 34:8-9)

Shavuot by Days of Connection by Michael Berg

Há uma porção no Zohar chamada "A noite da noiva" e a mesma é direcionada para a abertura cósmica de Shavuot. O Zohar descreve Rabbi Shimon Bar Yochai sentado e estudando o Zohar nesta seção, ao tempo que a energia da noiva se junta com a do noivo, há uma completa união do aspecto masculino e feminino.

A noiva representa a preparação da humanidade para o fim da correção, um tempo quando a dor e o sofrimento vão ser removidos para sempre deste mundo. O noivo representa a Luz do Criador. Como o Zohar explica este é o momento em que a dor e o sofrimento vão ser removidos para sempre.

Outra explicação é que a noiva é Malchut e o noivo Zeir Anpin, e esta é a completa união dos dois. Nas outras aberturas cósmicas, nos conectamos para melhorar nosso ano, nesta abertura, nos conectamos para atingir imortalidade!! Tempo de retirarmos dor e sofrimento de nossa vidas!

Shavuot chegando em nosso maior nível By Karen Berg (Tradução)


Tradução livre.

Quando nós lemos sobre a Moabita Ruth, o livro de Ruth, nós nos conectamos com a energia do feriado de Shavuot. Nós lemos por duas razões. A primeira é porque Ruth foi avó de Davi, o rei de Israel e Shavuot é seu aniversário de morte.

O segundo motivo é porque Ruth veio da nação de Moab, a pior das nações conhecida por sua promiscuidade. Em sua própria família houve uma relação incestuosa entre Lot e uma de suas filhas, onde ela deixou o pai bêbado e o seduziu.

Nós lemos o livro de Ruth em Shavuot porque apesar de ela vir de uma situação de baixa moral, ela converteu sua vida inteira para a Luz, e da Luz veio a semente de Davi.

Está escrito que a nação israelita está relacionada com veado. Por que o veado? Por que não os leopardos? Leopardos correm muito, muito rápido. O problema é que embora o leopardo corra muito rápido quando sua presa escapa ele diz: "Eu sou tão rápido que posso parar e pegar outro."

Mas o veado não para, ele corre longas distâncias, perseverante atrás de sua meta. Nós devemos parecer com veado. Enquanto tivermos fôlego em nossos pulmões e luz em nossos olhos, nós não vamos parar enquanto tivermos nosso objetivo para atingir. Nós temos que ir em frente para alcançar nossa meta.

Em cada ano, quando chegamos a época do recebimento da Torah no Monte Sinai, nós estamos na verdade chegando no tempo onde eles poderiam ser imortais. Mas o que impediu disto acontecer?

Falta de consciência. E porque nós nos organizamos em locais ao redor do mundo na noite de Shavuot, para formar uma unidade que gerará como um transformador de Luz para todo o mundo.

Com a consciência e a perseverança de um veado, nós vamos ganhar a habilidade de lutar como um águia. Águias voam como helicópteros - para cima. Elas não precisam ser empurradas, encorajadas ou arremessadas para voar. Elas não precisam de impulso para voar. Elas voam sozinhas.

Então nós também podemos olhar dentro de nós em direção a verdade que o Ego no limita.

Comparados a interminável alegria e o cumprimento, o mundo dos 1% pode ser um péssimo lugar onde nós realmente só pensamos sobre nós mesmos, e com frequência somente fazemos nosso trabalho espiritual para as pessoas verem como nós somos bons.

Lembre-se, pessoas egoístas, não são as únicas que guardam para elas mesmas. Algumas vezes os bonzinhos querem alguém para saber quão bonzinhos eles são.

Em Shavuot a mensagem que eu gostaria de dividir é simples: Pare se alguém precisa de sua ajuda. Se lembre de fazer um telefonema. Ajude por ajudar. Esforço é tudo.

Traga a Luz oculta dos propósitos e metas em qualquer coisa que você for fazer. Mas você está fazendo isso porque realmente quer fazer ou por causa de você mesmo?

Se você está preso pensando em você mesmo e no que é bom para a sua família, então você não pode esperar nada de fora para você.

Com a energia deste feriado, nós podemos sair dos menores níveis e alcançar os maiores níveis, onde a imortalidade é a realidade. Shavuot é o tempo onde o mundo físico (Malchut) se junta com o mundo espiritual (zeir anpin), e através dessa união nós podemos trazer eterna Luz.

Nós temos todas as ferramentas que precisamos

Por favor Deus, permita que isso aconteça

Amor e Luz,

Karen Berg

Sintonia Diária: A Exigência é o Coração



Add_Sintonia_Segredos_Zohar.png

A Exigência é o Coração
Sábado, 26 de maio de 2012
Não devemos nunca acreditar que é tarde demais para nos tornarmos espirituais, que já causamos estragos demais.

A coisa mais importante é o nosso desejo de nos tornarmos pessoas melhores, de encontrarmos pequenas formas de nos desapegarmos de nosso egoísmo diariamente.

O principal é fazer hoje um pouco mais do que ontem, e amanhã um pouco mais do que hoje. E ter em mente que não estamos fazendo nada pelos outros, mas apenas por nós mesmos.

Tudo o que o Criador deseja de nós é o nosso coração.

Sintonia Diária: Dê-me Sopa



Add_Sintonia_Segredos_Zohar.png

Dê-me Sopa
Sexta-feira, 25 de maio de 2012
Existe uma história de um kabalista que queria ver o Paraiso e o Inferno ainda em vida. Seu nível espiritual permitia que ele fizesse tal solicitação, e assim um anjo permitiu que o pedido fosse realizado em um sonho.

Ele sonhou que entrava em uma sala repleta de pessoas com colheres de cabos compridos amarradas às suas mãos. No centro do local havia um caldeirão cheio de sopa. Todos estavam tentando se alimentar, mas os cabos das colheres eram longos demais, e eles eram incapazes de alcançar suas próprias bocas. “Isto é o inferno” disse o anjo.

Em seguida ele presenciou a mesma cena, mas com uma diferença. Cada pessoa utilizava a longa colher presa à mão para dar de comer a seu vizinho. O anjo disse: “Isto é o Paraiso”.

O Paraiso é pensar nos demais e ter nossas necessidades atendidas. O inferno é pensar apenas em nós mesmos e descobrir que isso nos leva apenas a morrer de fome.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sintonia Diária: Espiritual por Meio Período


Add_Sintonia_POK3.png

Espiritual por Meio Período
Quinta-feira, 24 de maio de 2012
Não existe espiritualidade por meio período. Todos os momentos são espirituais. Cada coisa, cada movimento, cada respiração tem o único propósito de aperfeiçoar nossas almas.

Não quero dizer que todos deveriam deixar de fazer parte deste mundo físico. De maneira alguma. Estou apenas dizendo que nosso objetivo deveria ser alcançar a perfeição da espiritualidade em tempo integral, enquanto todo o resto é simplesmente o meio de atingir esse objetivo.

Sintonia Diária: Bons Olhos



Add_Sintonia_POK3.png

Bons Olhos
Quarta-feira, 23 de maio de 2012
Quando enxergamos o melhor nas pessoas, um portão interno que permite a entrada de bênçãos em nossas vidas se abre. Os kabalistas denominam esse tipo de visão “abertura dos bons olhos”. Quando enxergamos com nosso “olho gordo”, esse portão se fecha.

Pense que é do seu interesse enxergar o melhor nas piores pessoas.