quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Verdadeira Liberdade

Verdadeira Liberdade

O primeiro dos Dez Mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai começa dizendo: ” Sou o teu Senhor, teu Deus, que te tirou da escravidão na Terra do Egito.”
Segundo os kabalistas, tudo que lemos na Torá se aplica, de alguma forma, à nossa jornada aqui, hoje. Cada um de nós tem seu próprio tipo de escravidão, suas próprias limitações, seu próprio Egito.
Todos nós somos escravos de algo.
Alguns são escravos do seu trabalho. Alguns são escravos do poder. Alguns são escravos do constante pensamento: “ Onde estarei? Como serei lembrado? Como vou me estabelecer neste mundo?”
“Sair da escravidão” significa que, com as ferramentas espirituais e com a consciência certa, podemos aprender a nos libertarmos da escravidão de nossa natureza reativa.
Vamos supor, por exemplo, que o banco decidiu tomar nossa casa. Ser livre significa que dizemos a nós mesmos: “Sabe de uma coisa? Para mim, neste instante, isso é o que eu preciso que me aconteça.” Ou, se um amigo nos diz que não quer continuar a amizade. Ser livre significa que paramos e perguntamos a nós mesmos o que existe em nosso interior que precisamos transformar, em vez nos precipitarmos, imediatamente, para nosso padrão costumeiro de culpar os outros, sentir raiva ou tristeza.
“Sair da escravidão” significa que nada, e ninguém fora de nós pode nos manter escravos. Seja numa prisão física, numa cama com alguma doença, ou rodeados por qualquer tipo de escuridão que possa pairar ao nosso redor, sabemos que a escuridão nunca pode assoberbar nossa alma.
Se conseguirmos nos levar a este tipo de certeza, poderemos ser totalmente livres.



Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário