segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sintonia semanal - Altruísmo

 
 
 
 

Altruísmo

17 A 23 DE ABRIL

  72 Nome da Semana
Bet Mem  Daled


65. Temor A Deus


Quando os israelitas vagavam pelo deserto após a saída do Egito, eles criaram um lugar sagrado, o Tabernáculo, onde podiam se comunicar diretamente com o Criador.  Um componente essencial dessa comunicação Divina incluía a tecnologia do sacrifício de animais, que cancelava diversos atos de negatividade.  Os israelitas se encontravam em um nível tão elevado de consciência que podiam eliminar seus atos egoístas, motivados pelo ego, simplesmente desapegando de algo muito importante para eles (gado era sua forma de subsistência). 

Hoje, embora não tenhamos o Tabernáculo, os kabalistas nos forneceram revelações sobre como podemos remover nossa negatividade de outras formas.

Rav Ashlag, o fundador do Kabbalah Centre, explica em seu livro The Wisdom of Truth que a essência do sacrifício é o auto-sacrifício.  Ele escreveu sobre o conceito de “Amar ao Próximo como a Si Mesmo”, e afirmou que se realmente ele fosse aplicado, estaríamos constantemente correndo atrás de atender as necessidades dos outros: Será que a Marta precisa de ajuda com o pagamento da sua hipoteca este mês?  Será que o Roberto está precisando se animar?  Quem está alimentando todos esses sem-teto?

Se todos no mundo estivessem fazendo exatamente isto, teríamos tantas pessoas cuidando de nós que não precisaríamos pensar em nós mesmos um único momento.

Nos tempos atuais, parece que esse tipo de utopia não é uma realidade.  Mas o sonho dos kabalistas é que um dia uma massa crítica será alcançada e nossos desejos egoístas se transformarão no desejo de servir aos nossos amigos, colegas e comunidade.  No Kabbalah Centre, estamos trabalhando 24 horas por dia para despertar-nos a nós mesmos e ao mundo para essa missão.  Não deixamos de reconhecer a situação mundial.  Sabemos o que está acontecendo, mas nos recusamos a desistir.

No final das contas, os atos de altruísmo são a única coisa capaz de remover a imensa negatividade de nós mesmos e do nosso planeta.

Esta semana, estamos na janela cósmica de Pêssach, um período em que nossas emoções mais obscuras virão à tona.  É um momento excelente para praticar o altruísmo.  Se você descobrir que está caminhando para um estado de depressão e desânimo, dê uma olhada para fora de si mesmo, encontre alguém que esteja passando por alguma dor, e deixe a compaixão e o carinho fluir.

Tudo de bom,

Yehuda


Visite:  www.yehudaberg.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário