sábado, 3 de julho de 2010

"Oy and ashrei" - Uma alternativa para a dor e o sofrimento Parte 1 by Karen Berg (Tradução)


Na Bíblia ele diz, (e eu estou parafraseando). "Se você não seguir minhas leis, então pragas vão acontecer." Parece que estamos lendo alguma coisa que não faz muito sentido. Pragas são coisa do passado.
Ou elas não são.
Vi num documentário há um tempo atrás que mostrou que estamos destruindo as florestas e as terras, a tal ponto que os animais estão ficando sem espaço. Eles estão correndo mais e mais para a selva.
Os caçadores também estão se embrenhando mais e mais nas selvas para caçar esses animais, e eles estão voltando com diferentes tipos de bactérias que o mundo nunca viu antes. Pragas, se você quiser.
A razão pela qual as pragas estão vindo à tona agora, não é porque elas são novas. É por causa da nossa própria ganância.
Amigos, nós somos responsáveis pelo o que está acontecendo no mundo. Quando a Bíblia adverte as pessoas que suas ações irão causar estragos em sua vida, ela não está falando de algo que aconteceu na história antiga.
Ela está falando sobre hoje. É uma mensagem sobre o modo que vivemos agora.
Nós estamos destruindo nossa terra. Nossos frutos são comestíveis. Nosso ar é tóxico. Nossa água é suja. Isso está acontecendo porque, assim como o Zohar previu há 2000 anos atrás, nós estamos vivendo o período de tempo chamado de oy e ashrei. Aflição e bem-aventurança.
Oy refere-se a todas as pessoas do mundo que não tem nenhum conceito de espiritualidade, que não sentem necessidade de mudar, nem querem mudar. Ashrei referem-se àqueles que praticam o amor e a tolerância, e assumem a responsabilidade pelo o que eles contribuem para o coletivo.
Para aqueles que tem a consciência de Oy olham ao seu redor e veem a terra como uma esteira sendo golpeada com um pedaço de pau, como toda a sujeira de um voo selvagem, mas ainda assim eles não querem mudar.
Ainda assim, muitos de nós não compreendem a razão do mundo estar sendo "espancando com um pedaço de pau" é porque estamos sendo acordados agora e precisamos nos tornar conscientes. "O que estou fazendo aqui?" Qual a diferença que há entre mim e uma vaca que da a luz à um bezerro e morre. Se eu viver, reproduzir e morrer, por que minha vida é diferente?
A resposta para essa pergunta é que nós temos a capacidade dentro de nós mesmos para mudar a realidade do mundo, para trazer-nos no mundo de Ashrei, no ludar das bênçãos.
É O QUE ESTÁ ACONTECENDO AGORA. Como o zohar diz: "Ai de quem está presente naquele momento e feliz é a parte de quem está presente e será capaz de atender naquele momento."
"Eu purificarei como se purifica a prata e a provarei como se prova o ouro." Isso significa que algumas vezes quando nós temos o sofrimento e a doença, quando temos coisas ruins em nossas vidas, elas não são realmente ruins. Elas são destinadas a abrir as portas para outra coisa, para um caminho melhor.
Quando temos coisas boas e tudo parece bem, pensamos: "Uau, realmente há um Criador", e nós estamos amando o mundo. No entanto, a resposta é que se for muito agradável, isto não é bom e há algo de errado, porque a Luz vem da escuridão.
Deus tem seus anjos para fazer seu bom trabalho, sem desejo de receber. Zilhões de anjos. Ele não precisa de nossa espiritualidade. Mas, através da escuridão, através da lama e através da sujeira, nós podemos alcançar o topo da nossa espiritualidade.
Infelizmente o que acontece no nosso mundo, seja o que fazemos por nós mesmos ou o que é feito por nós. Cada um tem um papel especial neste mundo, algo que precisamos alcançar. Às vezes quando parece que nós não estamos chegando lá, nós sentimos uma pequena cutucada. Quando nós não ouvimos, e quando nós não sentimos isso, nós sentimos uma cutucada forte.
Ainda não fez o truque? Então finalmente chegamos ao grande impulso real e é isso que está acontecendo no mundo agora. Temos dito repetidas vezes, e precisamos começar a ver como estamos destruindo as coisas ao nosso redor, destruindo o nosso meio ambiente. Estamos simplesmente destruindo e nós precisamos parar.
A razão pela qual o mundo está sendo destruído agora e por nossa própria ganância.
É a nossa necessidade - e não a do Criador - para viver no mundo de Ashrei - o que quer dizer, viver em um lugar onde possamos compreender as causas e efeitos, e com isso ter a capacidade de ultrapassar as dificuldades.
Karen Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário