terça-feira, 1 de junho de 2010

Sintonia semanal 30 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2010 - Controle sua língua

Na semana passada eu recebi esta resposta à Sintonia Diária de segunda, dia 10 de maio:

Compreendo como a fofoca prejudica os outros, mas me diga: como a fofoca nos prejudica?

Não tenho como dizer o quanto aprecio o feedback e o diálogo que resulta dos emails que recebo. E para responder a pergunta...

Fora a óbvia natureza prejudicial da fofoca que prejudica a(s) pessoa(s) de quem se faz fofoca, causamos danos irreversíveis a nós mesmos de duas maneiras:

Quando fazemos fofoca sobre outra pessoa, toda a Luz espiritual – energia que obtemos das nossas ações, influência positiva, generosidade, conexão com o Criador e assim por diante – é transferida imediatamente para a pessoa de quem estamos falando.

Em outras palavras, podemos falar sobre quem quisermos, mas o preço que pagamos é o retorno que obtivemos por nosso esforçado trabalho espiritual. Parece até um bônus para a pessoa de quem se está falando. Irônico, não é?

Então, se você está se esforçando muito em um nível espiritual, mas está se sentindo desfalcado nos resultados, você deveria verificar o seu medidor de fofoca. Não estou dizendo que esta seja a única explicação por não se sentir revigorado neste caminho, mas é um fator importante.

O segundo perigo é um pouco mais sutil. Fazendo fofoca sobre outra pessoa, você a está julgando. E todo o julgamento que fazemos volta para nós. Isso não tem como ser evitado. Nenhum julgamento vem a nós que nós mesmos não tenhamos feito antes.

Da mesma forma, portanto, se você se vê sendo julgado desnecessariamente, pergunte-se quem e o quanto você tem julgado. Resumindo, nós geralmente subestimamos o poder das nossas palavras. O que colocamos para fora volta para nós, e sem o endereço do remetente.

Esta semana, mantenha sua língua sob controle. Pense duas vezes antes de falar.

Como a minha mãe, Karen Berg, costuma dizer: “Quem dera que ao menos tivéssemos tanto cuidado com o que sai da nossa boca como temos com o que entra”.

Tudo de bom,

Yehuda

Sequência dos 72 Nomes da Semana:


Silencio meu ego. Aperto o botão de mudo. Agora, convoco a Luz para falar por mim, em todas as ocasiões, de forma que todas as minhas palavras elevem minha alma e toda a existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário