terça-feira, 29 de junho de 2010

Sintonia semanal 27 de junho a 3 de julho - Encarar a si mesmo (Tradução)


Essa semana, recebi um e-mail de uma adolescente pedindo ajuda para um desafio pessoal, precisando orientação para encontrar a Luz - ela estava se sentindo alienada porque sua família não apoiava sua espiritualidade.

Essa menina sentiu que não poderia mudar em suas circunstâncias externas e pessoais. Então ao invés de responder-lhe individualmente, estou respondendo aqui no semanário tune up, porque todos nós nos sentimos como ela algumas vezes. Todos nós sentimos que as circunstâncias estão contra nós, e que alguma coisa externa, ou interna é que nos impede de avançar.

Então para Casey, e para todos nós, vai um trecho do livro Regras da vida:

"A mudança começa com nossa vontade de sentir o que estamos passando, e nós não podemos fazer isso se tivermos no momento presente um comportamento reativo. Para a verdadeira transformação, nós temos que começar um relacionamento solidário com todas as partes de nós mesmos, mesmo as partes que mais não gostamos, pois essas são as partes que nos trazem maiores problemas.

Mas como podemos conhecer essas partes quando elas estão sempre se escondendo, ou gritando, ou fugindo? Se nós controlamos nosso comportamento reativo, então nós podemos sentar com ele, senti-lo, conhecê-lo. E fazendo isso, podemos transforma-lo em comportamento proativo, que é a cura tanto para nós quanto para os outros."

Meu ADD (transtorno de déficit de atenção) foi provavelmente o maior obstáculo que enfrentei em minha adolescência, e de muitas maneiras, continua a ser verdade até hoje. Não é o tipo de coisa que simplesmente vai embora, eu tive que me adaptar a ele. Mas uma vez eu parei de ser tão irritado comigo mesmo e com minha sorte na vida, que eu fui capaz de apreciar meu ADD.

Assim como eu cresci como um pão de cebola com queijo extra por cima, eu aprendi a apreciar os diferentes caminhos que meu ADD me levou. Eu me tornei uma pessoa muito mais forte para aprender como cuidar de mim mesmo de modos particulares. Meu ADD também me protegeu de situações potencialmente perigosas.

E por ter que deixar a escola em momentos dolorosos, eu tropecei em várias aventuras e conheci pessoas interessantes. Eu comecei a ver minha ADD como um presente, e continuo vendo dessa forma.

Há uma razão por trás de tudo. E por causa disso, tudo é um presente. Quanto mais nós entendemos isso, mais poderemos reduzir nosso comportamento reativo. E quanto mais nós limitamos nosso comportamento reativo, mais nossas vidas serão preenchidas com Luz em termos práticos, aprender a resistir ao comportamento reativo é como aprender qualquer outra habilidade nova.

É preciso praticar, e você pode começar pequeno. Não faz sentido acordar amanhã de manhã e começar a resistir a seus maiores, mais dolorosos comportamentos reativos. Você vai precisar construir isso.

Assim pratique com a menina que fura a fila na cafeteria, ou com o cara que pega sua vaga no estacionamento da escola. Depois, gradualmente mova para as pessoas que você tem relacionamentos mais íntimos: melhores amigos, família, talvez um professor.

Desde que comecei meu trabalho como professor e autor, tive a honra que conhecer muitos adolescentes, homens e mulheres. Tenho sentido algumas das situações que você está enfrentando, as decisões incontáveis que devem ser feitas todos os dias. Não são sempre claras as situações que precisam de resistência ou não.

Então, siga seus instintos. Preste uma especial atenção aos casos em que você sabe que algo é ruim para você, mas você decide fazer de qualquer maneira - ou quando você sente uma sensação estranha no estômago que lhe permite saber que algo está acontecendo.

E não se esqueça que o comportamento reativo gira tanto em torno de momentos aparentemente positivos como em torno de obstáculos. É muito fácil se tornar viciado em elogios ou num sentimento de posse. Ser sentir seguro ou inteligente ou bonito, com base em um elogio, ou uma sensação de inclusão, nós estamos reagindo a opinião de alguém sobre nós, não a nossa própria opinião.

E quando isso é comum ao comportamento humano, isto também é reativo. Assim como a resistência que você pratica, tenha certeza de trabalhar tão bem com os elogios como nos insultos!

Essa semana, se nós praticarmos um pouco mais resistência, nós vamos achar todo o mundo em lugar de maior Luz. E novamente, eu encorajo você a compartilhar sua experiência comigo - se você é um adolescente ou se simplesmente algumas vezes se sente como um - nós estamos todos nesse caminho juntos.

Tudo do melhor

Yehuda Berg

Meditação dos 72 nomes da semana:

mem bet yud18. Fertilidade
Quando eu preciso dizer a verdade, este nome me dá a coragem de abrir meu coração antes de eu abrir minha boca. E quando eu preciso ouvir a verdade, ele me dá a força para abrir meus ouvidos e fechar minha boca.






Nenhum comentário:

Postar um comentário