O motivo pelo qual acendemos 8 velas em Chanukah não é a comemoração da vitória de uma guerra e sim a preparação para a vinda do Messias. O acendimento das velas é a preparação para a revelação da Luz do Messias.
Por isso na história da Bíblia, Moisés não conseguia entender a construção do candelabro com 7 velas. O que cada pessoa entende é baseado no nível em que a pessoa está. Esse candelabro é Malchut, um mundo de dor, caos, sofrimento e morte, e Moisés não tinha conexão com este mundo. Aaron entendeu o que estava acontecendo e a fez, mas fez com a consciência que não era o que ele queria fazer, mas sim o que tinha que fazer, pois o mundo precisava daquilo naquele momento, ele queria a Menorah do Messias.
A consciência que precisamos é que estamos fazendo isto agora como uma preparação para o nível de Binah e para a chegada do Messias. Precisamos pedir e rezar para sempre andarmos com a consciência de Moisés que literalmente não podia compreender um mundo de dor, caos e sofrimento, um mundo conectado apenas as sefirotes mais baixas e não a Binah.
Nenhum comentário:
Postar um comentário