segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sintonia Diária: Merecendo Nossa Plenitude


Add_Sintonia_P%C3%AAssach.png

Merecendo Nossa Plenitude
Segunda-feira, 2 de abril de 2012
Pêssach, a festividade em que enfrentamos o que nos escraviza, acontece no final desta semana. Não estamos falando aqui de escravidão no sentido literal ,mas nos referindo a todas aquelas características que limitam nosso livre arbítrio. Ego, raiva, impulsividade, necessidade de aprovação, culpar os demais, usar drogas – até mesmo ficar sentado assistindo TV continuamente – são formas de escravidão.

Somos escravos sempre que recebemos algo de bom sem termos feito um esforço para criar essa felicidade. Desejo de gratificação imediata faz parte da natureza humana e esse atalho para a felicidade é a raiz de todos os vícios - querer sentir-se bem agora e jogar pela janela todo o bom senso e precaução. Como aprendemos na Kabbalah, o universo não funciona desse jeito. Satisfação verdadeira e duradoura requer um esforço de nossa parte.

Nesta semana seria aconselhável que nós que trilhamos o caminho espiritual revíssemos as consequências da escravidão e encontrássemos formas de compartilhar e merecer o que recebemos. Em outras palavras, que nos tornássemos a causa e não o efeito, o doador e não aquele que recebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário