sábado, 14 de abril de 2012

Beshalach - Capítulo 14


14. "E... moveu... e isso veio... e esticou"

Rabbi Aba conta que naquele momento a lua, Malchut, se tornou vestida de um lado com as coroas da Chesed divina, na lado esquerdo  pelas lanças de Gvurah e no terceiro lado pela vestimenta púrpura chamada Tiferet. O número 72 é usado repetitamente para enfatizar e atrair a Luz junto de vários conceitos. As 72 coroas em cada das três colunas são combinadas em Malchut, e o Nome Sagrado ascende por eles, que é o segredo do Carruagem. Rabbi Aba explica como as 72 letras são combinadas. Nós aprendemos que o Santo Nome, abençoado seja Ele é perfeito porque ele abrange o lado esquerdo e o direito e nós nunca podemos esquecer que o Julgamento é parte de Sua natureza esconcida, então nós temos que ser cautelosos  e não incorrer nisso. Rabbi Ytzchak retorna ao tempo quando Yisrael estava encurralada na costa do mar com os inimigos atrás deles e o mar na frente, e diz que suas orações e choros para Deus acordou a Luz coletiva de acima, e o mar executou as leis sublimes. Rabbi Shimon adiciona que quando o mundo precisou da Misericórdia do Santo Único, abençoado seja Ele, teve piedade e os escutou.


160. Venha e veja: naquele momento, a lua se tornou cheia, QUE É MALCHUT de todos OS ASPECTOS, e ela herdou os 72 Nomes Sagrados nos três lados, CHAMADO AS TRÊS COLUNAS. De um lado, MALCHUT estava atrelada com as coroas de Chesed sublime, com setenta gravuras da luz da sublime Aba iluminando Ela, QUE É O SEGREDO DE "MOVEU."


161. No segundo lado, MALCHUT estava ligada com as lanças de Gvurah, SIGNIFICA OS JULGAMENTOS NELA, pelas 60 chicoteadas de fogo e dez chicotes Dela própria que descendeu do lado sublime de Ima em conjunto de julgamentos.  E ESTE É O SEGREDO DA COLUNA ESQUERDA E DA PASSAGEM: "E ISTO VEIO..."


162. No terceiro lado, MALCHUT estava ligada na roupa púrpura do Rei sublime, chamado 'Tiferet', usava e que o qual o Santo Filho, QUE É TIFERET, herdou com com as setenta coroas sublimes do lado de Aba e Ima. Ele inclui ambos lados, A SABER DIREITA, QUE É CHESED, E DIREITA, QUE É GVURAH, QUE É O SEGREDO DE "ESTICOU".


163. Há duas coroas do lado de Aba e Ima, que são Ayin-Bet (72) nomes. Nós aprendemos que há setenta do lado de Chesed mais duas testemunhas. Do lado de Gvurah, há setenta mais dois escribas. Do lado de Tiferet, há setenta mais duas cores de glorificação.


164. Neste lugar, CHAMADO MALCHUT, eles estão engravados um em outros, ENTÃO AS 72 COROAS EM CADA COLUNA SÃO COMBINADAS UMA COM A OUTRA. E o Santo Nome emerge delas, que é o segredo da Carruagem, PARA ELES SE TORNAM AYIN-BET (72) NOMES, CADA UM CONSISTINDO DE TRÊS LETRAS. Aqui os Patriarcas são gravados, QUE É CHESED, GVURAH, E TIFERET, AS TRÊS COLUNAS são unidas juntas. Assim é o Santo Nome, AYIN-BET,  gravados com estas letras.


 165. A combinação destas letras estão como segue, a primeira parte das letras,  A SABER AS 72 LETRAS NESTA PASSAGEM, "E O ANJO... MOVEU," está escrito na sua ordem em uma forma direita - PORQUE LINHA RETA É UMA INDICAÇÃO DE CHESED -  e todas as letras originais estão em Chesed,  A SABER, COLUNA DIREITA, para seguir a linha reta, na ordem correta.






166. A segunda sequência de letras,  A SABER AS 72 LETRAS NA PASSAGEM, "E ISSO VEIO," são escritas para trás, SIGNIFICANDO QUE ELAS ESTÃO ESCRITAS DE BAIXO PARA CIMA, ESCRITA NO ADICIONAL SEGUNDO DIAGRAMA. Todas as segundas 72 letras pertencem a Gvurah então como revelar Julgamentos e armas que vem do lado esquerdo. E QUANDO ELES ESTÃO NA ORDEM REVERSA, ELAS SE REFEREM A JULGAMENTOS.





167. O terceiro conjunto de letras, A SABER AS 72 LETRAS NA PASSAGEM, "E MOISÉS ESTICOU,"  são as letras que estão escritas então como expõe as cores, QUE SÃO OS JULGAMENTOS, com as quais adornam o Santo Rei, QUE É O SEGREDO DAS 72 CORES DA GLORIFICAÇÃO. Eles todos juntos limitam para Ele PORQUE ELE É A COLUNA CENTRAL. E Ele glorifica em Sua coroa de uma para frente e faz uma impressão neste lado e no outro lado -  A SABER, PARA A COLUNA DA DIREITA E PARA A COLUNA DA ESQUERDA - COMO ELE ESTABELECE A ILUMINAÇÃO DE AMBOS DELES como um Rei que é adornado com tudo.




168. Aqui está marcado o Santo Nome, engravado com 72 letras. QUE É, TRÊS VEZES 72 LETRAS EM CADA DAS TRÊS COLUNAS COMBINADAS E JUNTAS, E ELES FORMAS 72 PALAVRAS. CADA PALAVRA CONTÉM TRÊS LETRAS DE TRÊS COLUNAS que são adornadas com os Patriarcas, A SABER CHESED, GVURAH, E TIFERET,  que são a sublime Santa Carruagem. ELE PERGUNTA: Por que é o terceiro grupo de letras não escritas EM 2 MANEIRAS, parte delas linha reta e parte delas em sentido reverso, em ordem para ser igual em ambos lados - SIGNIFICA PARA A COLUNA DA DIREITA E PARA A COLUNA DA ESQUERDA, DESDE QUE ESTE SUSTENTA A ILUMINAÇÃO DE AMBOS. Porque nós aprendemos que, "Você estabeleceu equidade" (Tehilim 99:4), significa que o Santo Único, abençoado seja Ele, estabelece equidade E SUSTENTA ambos lados. Está escrito: "E o meio da barreira no meio das colunas" (Shemot 26:28), que é o Santo Único, abençoado seja  Ele, A SABER A CENTRAL COLUNA QUE SUSTENTA AMBOS LADOS. SE ENTÃO, ISTO DEVERIA SER ESCRITO 'METADE DA LINHA', COMO A COLUNA DIREITA, E 'METADE EM ORDEM REVERSA', COMO A COLUNA DA DIREITA. Rabbi Yitzchak disse: Este é Jacó, e isto tudo é um, PORQUE JACÓ TAMBÉM INDICA A COLUNA CENTRAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário