segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

TER UMA CONEXÃO CONSTANTE COM A LUZ | por Michael Berg

Zohar, em todo seu comentário sobre este Shabat da porção Terumah, deixa claro que há uma tremenda quantidade de Luz que é revelada, girando especificamente em torno da capacidade do indivíduo de fazer uma conexão pessoal e profunda com a Luz do Criador. O propósito deste Shabat, e o que está disponível para nós neste Shabat, é realmente despertar uma conexão pessoal e constante com a Luz do Criador.
Rav Moshe David Valle, um dos grandes alunos do Rav Moshe Chaim Luzzatto, um kabalista italiano, escreveu um comentário sobre a Torá. E é sua explicação no início da porção Terumahque criará a abertura para que possamos realmente entender o presente desse Shabat.
A porção começa com o Criador falando a Moisés sobre os Israelitas, "Eles devem Me trazer uma oferta." E o Criador diz: "Qualquer pessoa", meet kol ish - e estas são realmente as palavras-chave neste Shabat - asher yidvenu libo, "cujo coração é despertado para dar," kol ish tikkhu et terumati, “dele você pode e deve pegar a oferenda." E Rav Moshe David Valle pergunta qual é a conexão entre o início da parte desta semana (que fala sobre a capacidade, em um nível mais profundo, de qualquer indivíduo ser capaz de despertar uma conexão com a Luz do Criador) e o fim da porção da semana passada?
No final da porção da semana passada de Misphatim, os Israelitas tiveram uma visão da Luz do Criador. Para a maioria de nós, nosso trabalho espiritual não é baseado em coisas que vemos. É baseado em coisas que entendemos, às vezes experiências que temos, mas não muitas vezes em visões que temos. No entanto, aqui é uma das poucas vezes em que pessoas, coletivamente, tinham a mesma visão. Se diz que eles viram o fogo ardente da Luz do Criador no topo da montanha. Eles tiveram uma experiência visual física com a Luz do Criador; eles viram que, à medida que a Luz do Criador descia a este mundo, era experimentada como um fogo ardente.
Quando os israelitas viram isso, ficaram assustados, porque se não pode ficar perto de um fogo, ou certamente entrar num fogo, por muito tempo sem ser queimado. Eles perguntaram, “como nós podemos, pessoas simples, podemos esperar ter uma conexão constante com isso?” Alguém, como Moisés, pode fazer uma conexão para eles, pode atrair alguma Luz para eles. E talvez, no dia-a-dia deles, conseguiriam fazer algumas conexões, mas não achavam que pudessem ter uma conexão constante com a Luz do Criador sem serem queimados.
Mas precisamos nos lembrar que quando vemos algo no mundo físico, é o nível mais baixo daquilo que estamos vendo. E o nível mais baixo da visão dos Israelitas da Luz do Criador era um fogo que consumia tudo; por isso, eles disseram que nunca seriam capazes de fazer uma conexão constante. Todos nós, em algum grau, temos este pensamento. Será que algum de nós realmente acredita que podemos manter uma conexão constante com a Luz do Criador? Provavelmente não. A maioria de nós pensa que “liga” e “desliga”. Você faz uma conexão, e desconecta. Pensamos que há esse conceito de conectar e desconectar. Com isso, o pensamento de ter uma conexão constante com a Luz do Criador é algo que está muito além de nós. Pensamos que a Luz do Criador está muito além de nossa capacidade de manter uma conexão constante com Ela. E esse é o lugar em que os Israelitas chegaram no final da porção da semana passada, Misphatim, e é o propósito do início da porção desta semana, Terumah.

O Criador queria que eles (e nós, hoje) soubessem que, só porque experimentamos uma visão da Luz do Criador, não devemos entender que nunca seremos capazes de despertar ou manter uma conexão constante com Ela. Porque nós podemos e somos feitos para esta conexão. Não só o Criador quer que eles e nós saibamos que podemos ter uma conexão constante, mas também que é relativamente - "relativamente" sendo uma palavra importante aqui - relativamente fácil manter essa conexão constante; na verdade, não precisamos entrar em um "fogo que tudo consome" para mantermos uma conexão constante.

Então, como fazemos isso? Se diz que um coração que não tem ódio, não tem ciúme para com outras pessoas, kol ish, qualquer pessoa como essa, tikkhu et terumati, pode despertar um recipiente em que a Luz constante do Criador pode ser manifestada. Isto está nos dizendo que se prepararmos nosso coração com amor, se não sentirmos ódio ou ciúme de outra pessoa, se nosso coração está verdadeiramente cheio de amor por outras pessoas, então nesse coração, nesse indivíduo, a Luz do Criador repousará facilmente.
A palavra para despertar, ou "yidvenu", tem o mesmo valor numérico da palavra "Chesed", que é misericórdia ou bondade. O que significa que se você despertar seu coração com bondade, se você retirar qualquer ódio, qualquer ciúme que você tenha em seu coração, então nesse coração - não importa quem você seja, não importa o que você tenha feito, não importa o nível em que você possa pensar que está espiritualmente - a Luz do Criador pode repousar.
O que Rav Moshe David Valle está nos dizendo é que não se trata realmente de um processo de elevação espiritual; se trata apenas, da preparação do nosso coração. Enquanto nosso coração não tiver ódio ou ciúme em relação a outras pessoas, a Luz do Criador poderá repousar conosco. Isto significa que,  como os Israelitas, temos que esquecer qualquer pensamento que tenhamos tido anteriormente sobre a crença de que não podemos ter o mérito, ou chegar a num nível onde possamos ter conexão constante com a Luz do Criador; não... agora precisamos saber que podemos.

O primeiro passo é despertar um coração de amor. Yidvenu, que tem o valor numérico de Chesed. Se você tem um coração de Chesed, um coração que não tem ódio, ou ciúme, ou sentimentos negativos para com outras pessoas, nesse tipo de coração a Luz do Criador pode descansar. E não apenas descansar, mas ter uma conexão constante.
O que significa ter uma conexão constante? Porque, como sabemos, a consciência é tudo, então ter uma conexão constante depende de ter a consciência de que temos literalmente a Luz do Criador conosco o tempo todo, como uma sombra que caminha conosco onde quer que vamos. Se você não pensa ou não tem certeza de que a Luz do Criador está, literalmente, descansando com você onde quer que vá, então não estará.
Mas se você tem o coração de amor, como dissemos, e tem essa consciência de que a Luz do Criador está com você em todos lugares que você vai, então a Luz do Criador está verdadeiramente com você em toda parte, todo o tempo. Esse é realmente o segredo deste Shabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário