sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Mente sobre a Matéria, Luz sobre a Escuridão | por Rav Berg

Na porção do Zohar da semana passada, Terumah, nós aprendemos sobre a construção do Tabernáculo. Com a ajuda do Zohar, nós entendemos que a Bíblia não está se referindo à presença física do Tabernáculo e ao que ele continha, mas sim a uma maior elevação da consciência que existe dentro da realidade física.
Nós não estamos acostumados com a ideia de uma entidade física e material que tenha uma consciência, mas quando nós olhamos no Zohar , ele descreve a estrutura e a consciência de um átomo. Essa entidade imaterial e não física já era conhecida naquele tempo, e para nós hoje é uma das fontes de energia mais poderosas.
O kabalista Rav Ashlag observou que o átomo é uma consciência. Imagine trilhões de átomos que se movem quando uma pessoa acena com a mão e, no entanto, sua mão não pode atravessar um pedaço de madeira, que é constituído 99% de átomos. Este é um fenômeno estranho que a ciência ainda não pode explicar.
Para apreciar e entender esse conceito, nós precisamos dedicar tempo suficiente e estudar o Zohar. Rav Ashlag e o kabalista Rav Isaac Luria (o Ari) explicam que a matéria física - a pele, a carne embaixo da pele, as veias, os ossos - todos representam uma Sefirot em particular na Árvore da Vida. O Zohar ensina que o sangue tem consciência, e a pele que nós retiramos de uma bolha tem consciência? Sim.
Na porção de Tetzaveh nós lemos sobre a vestimenta do Sumo Sacerdote. Alguns de nós podem perguntar: é realmente importante hoje saber o que o Sumo Sacerdote vestia? Rav Isaac Luria, que recolheu toda essa informação do Zohar, diz que as roupas têm consciência e que as roupas que cobrem o corpo têm uma consciência relacionada à sua posição no corpo. Por exemplo, quando as veias estão em uma certa posição no corpo, elas têm uma consciência específica.
Tudo tem consciência, não existe essa coisa de vácuo. O fato de que nós desconhecemos essa consciência é um prejuízo para nós. Se nossa consciência estiver vazia, então nós somos governados pela força da negatividade e não temos nenhum controle.
Rav Isaac Luria explica que a vestimenta está no domínio de Malchut - nossa dimensão física. Nossos ossos são do domínio de Chochmah - o nível mais alto das Sefirot; e nossas veias e músculos são cobertos pela pele. Finalmente nós chegamos ao nível da vestimenta, que tem a consciência de Malchut, o receptor. A roupa aceita consciência e é constituída 99% de átomos
Nós compreendemos, do Rav Ashlag, que os átomos têm consciência, mas que tipo de consciência eles têm? O Zohar descreve desta forma: os átomos são constituídos por um próton, um elétron e um nêutron, o que significa que estamos discutindo a consciência da coluna da Direita, da Esquerda e Central.
As dez Sefirot conhecidas como a Árvore da Vida
A coluna da Direita é o próton, que é a Sefirá de Chésed e representa o compartilhar.
A coluna da Esquerda é o elétron, que é a Sefirá de Gevurah e é o receptor.
A coluna Central é o nêutron, que é a Sefirá de Tiferet.
Para saber como nós podemos influenciar a matéria física, primeiro nós temos que ter o conhecimento de que nós podemos controlar o átomo. Em segundo lugar, nós temos que saber que existe uma maneira de acessar a Força da Luz do Criador, e é por isso que a porção Tetzaveh é tão poderosa.
Tetzaveh começa com as palavras "V'atah tetzaveh", que significa: "E você deve comandar..."
Zohar nos informa que a palavra "você" é repetida duas vezes. Se você conhece o hebraico, a Bíblia simplesmente poderia ter dito “tetzaveh”,  que significa "você deve comandar". Por que precisamos da palavra “v'atah”, que significa “e você”? É redundante. Muitos outros comentaristas também fizeram a mesma pergunta, dizendo que não há necessidade, nenhuma necessidade para esta pequena palavra adicional
Zohar revela para nós aqui uma explicação tão incrível e profunda sobre mente sobre a matéria e a Luz sobre a escuridão. A Luz tem consciência e agora temos que discutir a consciência da escuridão. A escuridão tem consciência? A escuridão não significa apenas a ausência de luz? Não, meus amigos. A escuridão e o caos são a semente da negatividade
Isso significa que estamos destinados para sempre a permanecer no caos? Não, diz o Zohar, o que nos leva à uma palavra que permeia toda esta porção, "v'atah".
Eu não saberia fornecer esta explicação sem o Zohar, que explica que a letra hebraica “Vav”, a primeira letra da palavra v'atah, é Zeir Anpin e a palavra “atah” é Malchut. Através de Tetzaveh, somos capazes de trazer a consciência de Zeir Anpin (o vav), para o reino de Malchut (o atah), que é o poder da vestimenta sacerdotal.

Tetzaveh nos ajuda a entender que podemos fortalecer a realidade física com a consciência da Força da Luz. O Zohar diz que a escuridão não pode coexistir com a Luz, portanto, quando há consciência da Força da Luz presente, a escuridão desaparece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário