sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Chanucá 2014 - quarta vela - uma Luz na escuridão‏

Chanucá 2014 - quarta vela - uma Luz na escuridão

Há muitos anos, no acampamento de verão do programa Kids Creating Peace (Crianças Criando Paz) por mim fundado para aproximar crianças israelenses e palestinas, havia uma criança, de apenas seis anos, que estava particularmente frustrada e relutante nos primeiros dias, porque nunca havia estado tão próxima de uma criança "do outro lado". Ela não sabia como iriam se entender, brincar, compartilhar, comer juntos ou até mesmo estar na mesma sala.

No primeiro dia, essa criança ficou sozinha, não conseguiu participar de nada. Mas, aos poucos, ela começou a se abrir e a fazer parte das atividades. A mudança que ela apresentou foi, no mínimo, milagrosa.

No final da temporada no acampamento, ela disse algo que eu achei muito poderoso e profundo, especialmente vindo de alguém tão jovem. Ela disse:" Sabe de uma coisa? Acho que somos todos nuvens, chuva e arco-íris." Quando o professor lhe perguntou o que ela queria dizer com isso, ela respondeu: " Às vezes quando estão combatendo as nuvens se chocam umas com as outras, mas depois que a tempestade acaba, o arco-íris pode aparecer"

O arco íris sobre o qual essa criança estava falando é a ideia de criarmos um lugar onde podemos ir além do ódio que existe no mundo e nos conduzirmos à beleza do amor, respeito e dignidade humana.

Dentro de cada um de nós, existe uma centelha da Luz do Criador. A mesma Luz que brilha dentro de mim brilha dentro de você. Podemos ter diferentes culturas e religiões, podemos falar línguas diferentes e maneiras diferentes de nos apresentarmos no mundo, mas, mesmo assim, temos essa parte essencial de nosso ser em comum. Finalmente, olharemos nos olhos uns dos outros e perceberemos que quando nos ferimos, sangramos - todos nós.

Hoje à noite, ao acendermos a quarta vela de Chanucá, vamos lembrar que até uma única vela pode trazer luz a uma sala escura. Milhares e milhares de velas podem acabar com toda a escuridão.

Find Karen on Facebook 

Follow Karen on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário