segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sintonia Semanal: OS TOLOS SÃO APRESSADOS‏


  


OS TOLOS SÃO APRESSADOS
22 a 28 de julho de 2012

72 Nomes da Semana
 

Yud Vav Pei

DISSIPANDO A RAIVA

Vou eliminar a raiva do meu coração, libertando minha alma da carga que é gerada ao reagir ao externo.

Ao me lembrar dos meus momentos de raiva, vejo que fui levado pela escuridão, dando poder à situação, ao invés de exercer a restrição e manter o poder em minhas próprias mãos.

Ao invocar esse Nome, me dou conta de que nada no mundo físico pode me fazer reagir com raiva.

Abraço minha própria alegria e paz de espírito, e me lembro de que ambas são geradas a partir do meu estado interior.

Nesta semana estudamos uma história em que Moisés fala ao povo sobre os erros que haviam cometido e sobre o que poderiam fazer para corrigi-los. Falando de forma amena, os israelitas, assim como você e eu, estavam longe de ser como os justos, e tiveram muitos momentos de reatividade enquanto vagavam pelo deserto. Assim, parece razoável que Moisés tivesse algumas coisas a lhes dizer sobre o assunto. Mas o mais interessante, é que aqui aprendemos com o fato de Moisés ter esperado 40 anos para finalmente falar ao povo sobre esses erros!

Sabendo que Moisés tinha uma intenção positiva por trás de tudo o que fazia, ele deve ter tido uma razão bem forte para esperar 40 anos até falar sobre os defeitos dos israelitas.

Quando vemos alguém fazendo alguma coisa errada, especialmente quando é algo que pessoalmente nos aborrece, imediatamente queremos corrigi-lo ou expressar nossa frustração. Isso não acontece porque estamos preocupados com essa pessoa ou com sua alma, mas sim porque nos sentimos magoados, com raiva ou chateados – e desta forma, reagimos.

No entanto, quando estamos no caminho espiritual, é importante aprender a revelar os erros dos outros, não através da raiva pelo que nos tenha sido feito, mas através do sincero desejo de ajudá-los. Se nossas ações forem baseadas em nossos próprios sentimentos ou interesses pessoais, elas não serão úteis ao desenvolvimento da outra pessoa e muito provavelmente poderão até magoá-la.

Por isso, os grandes kabalistas nos ensinaram que devemos esperar pelo menos três dias inteiros antes de reagir a um mau ato percebido por nós. Até lá, qualquer reação virá inevitavelmente do Desejo de Receber Somente para Si Mesmo.

Na verdade, alguns de nossos sábios sugerem até que esperemos a passagem de pelo menos um Shabat. O próprio Moisés esperou 40 anos!

Nessa semana, se você se encontrar nesta situação, onde tenha a necessidade de chamar a atenção de alguém por sua negatividade; ou de dizer a alguma pessoa o que ela está fazendo de errado na vida ou o que fez para aborrecê-lo, espere alguns dias, até que possa abordar a circunstância a partir da intenção de realmente desejar ajudá-la.

Essa não é uma tarefa fácil, de maneira alguma, mas se nos comprometermos a trabalhar nela, poderemos causar uma enorme diferença em nossos relacionamentos com os outros.

Quanto mais imediatamente acharmos que devemos reagir, tanto mais provável é que revelemos maior Luz se esperarmos um pouco.

Tudo de bom,

Yehuda

Add_Sintonia_POK1_novo.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário