sexta-feira, 13 de julho de 2012

Karen Berg | Consciência é Matéria Viva‏


 
 
A porção da Biblia que lemos esta semana, Pinchas, contém a energia da cura. Então é uma boa hora para perguntarmos: O que é cura e o que fazer para trazer essa energia às nossas vidas?
De acordo com os Kabalistas, a cura começa quando fazemos as mudanças internas que o universo nos pede para realizar. Todas as vezes que praticamos uma ação negativa  - conscientes ou não de o estarmos fazendo – nos aproximamos mais da energia do Desejo de Receber Apenas Para Si Mesmo e da energia de morte, ao passo que sempre que realizamos uma ação positiva de compartilhar, nos aproximamos de nossa alma e da energia de vida.
A cura acontece quando nos aproximamos conscientemente da Luz, especialmente quando é difícil ou quando não temos vontade de fazê-lo, ou quando é mais fácil nos tornarmos prisioneiros de nossos pensamentos negativos.
O que estou querendo dizer com isso? Basicamente, quando não estamos em nossos melhores momentos – por exemplo quando estamos falidos ou quando nosso melhor amigo nos deixa na mão – é a hora de dizermos para nós mesmos : “Tenho certeza de que embora eu não tenha a posição que tinha antes, ou não me sinta tão bem como antes, sei que o sol está brilhando.”  É nesses momentos que precisamos dizer: “ Eu tenho certeza de que sou parte do espirito do Criador,  e embora Ele tenha me levado a este processo infeliz,  talvez seja para me ajudar a dar um salto para frente com a Luz.”
A verdade é que a maioria de nós está procurando aquela paz interior que vem quando podemos ir dormir à noite depois de dizer a nós mesmos: “Hoje fiz o que pude para  tornar a mim uma pessoa melhor e ao mundo um  lugar melhor.” Entretanto,  precisamos  perceber que as coisas que  correm tranquilamente em nossas vidas são apenas passos que nos levam a mais um  desafio, a outro nível, à outra plataforma  a partir da qual podemos crescer. Paz não é apenas a ausência de caos. A paz absoluta vem somente quando sabemos que tentamos ao máximo alcançar nosso nível espiritual. Sim, talvez tenhamos fracassado, mas tentamos – e o importante é tentar. 
Há pessoas que cuidam muito bem de si mesmas fisicamente, mas mesmo assim acabam ficando doentes. Às vezes podemos fazer o melhor para o nosso corpo, mas se esquecermos de nossa alma, nunca atingiremos o crescimento que leva ao equilíbrio de nosso corpo e alma. Então com chegar lá?
Em primeiro lugar, o mais importante é saber que paz e cura não tem origem em uma pessoa ou lugar fora de nós mesmos. Em segundo lugar, precisamos estar dispostos a fazer algumas coisas que talvez não tenhamos vontade de fazer: ter paciência quando estamos frustrados, sorrir quando não temos vontade, nos comportarmos decentemente   com as pessoas, e até ir contra nossa natureza para ajudar alguém, mesmo quando estamos “sem nenhuma vontade de fazer isso hoje”.
Mas, sabe de uma coisa? As estatísticas à nossa disposição começam a confirmar o principio de que a gentileza e o compartilhar beneficiam tanto quem recebe como quem dá. Recentemente li uma matéria a respeito de um programa da Universidade de Stanford chamado Centro de Pesquisa e Educação em Compaixão e Altruísmo, que está realizando extensa pesquisa sobre o comportamento de quem doa e é altruísta- o que motiva tal comportamento e como ele nos auxilia.
A verdade é que consciência é matéria viva, e nossos pensamentos e ações de compartilhar têm ramificações além do que somos capazes de entender com nossos sentidos físicos. Nossa responsabilidade individual para trazer a Luz se estende além de nosso local de residência ou de trabalho. Se realmente nos concentrarmos em fazer pequenas mudanças em nós mesmos, cada passo nos aproximará da cura, da Luz e de  um tempo em que juntos superaremos todo o caos, dor e sofrimento neste mundo.
Com carinho,
Karen

Nenhum comentário:

Postar um comentário