quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Chegar A Um Novo Nível De Certeza | Por Michael Berg

O início da porção Vayetze diz, Vayetze Yaakov miBe'er Sheva vayelech Charana, "Jacó deixa Be'er Sheva e vai para a cidade de Haran." E o Midrash nos diz que esta porção está revelando o segredo da certeza para nós através de Jacó.
Ravi Pinchas começa a discussão citando Proverbios: "Se você dormir, não terá medo, nem preocupações. Então você irá com certeza". Esta citação está se referindo a Jacó. Quando lê-se que Jacó saiu, significa que ele foi sem qualquer medo ou dúvida; assim, quando lê-se que Jacó dormiu, isso significa que quando ele deixou Be'er Sheva, ele foi com total certeza.
No entanto, a próxima seção do Midrash parece contradizer isso. Está escrito que depois que Jacó deixou Be'er Sheva e está caminhando para Haran, ele fica preocupado e se pergunta se ele vai perder a sua certeza na Luz do Criador. Não ouvimos com frequência as dúvidas dos justos. E esta seção no Midrash é única, a qual parece estar nos dizendo que, enquanto Jacó está indo para Haran, o medo e a dúvida vêm, tanto que ele ainda tem o pensamento - vou perder completamente a minha certeza Criador? Mas diz a si mesmo: "Não. Vou manter a minha certeza no Criador.” Quando lemos isso no Midrash, parece que Jacob teve um momento de dúvida, e então ele se fortalece. O que significa Jacó perder a certeza e ganhá-la de volta?
Para entender isso, há uma famosa história do Rav Yitzchak de Berditchev. A história diz que ele já estava muito doente, e os médicos lhe disseram que não havia como curá-lo naturalmente; disseram que a medicina não ajudaria; ele só poderia ser curado através de um milagre. Os médicos disseram a todos que não havia nada que pudessem fazer, e não permitiram que ninguém entrasse no quarto onde ele estava repousando, porque não deveriam incomodá-lo, deixando-o descansar.
De repente, ouviram um grande barulho no quarto onde Rav Levi Yitschak de Berditchev estava. Eles abriram a porta e viram que ele tinha caído da cama e estava no chão. Eles não entenderam o que tinha acontecido, mas eles o levantaram, o colocaram de volta na cama e puseram coisas ao redor da cama para terem certeza de que ele não cairia novamente. Algum tempo se passou e mesmo Rav Levi Yitzchak de Berditchev estando inconsciente, de repente o ouviram chamar pedindo água para lavar as mãos, dizendo que estava se sentindo melhor. E ele estava completamente curado.
Rav Levi Yitschak de Berditchev então lhes conta o que se passou enquanto estava deitado lá, ouvindo os médicos dizerem que não havia esperança para ele. Ele disse que se lembrou dos ensinamentos que recebeu do Magid de Mezeritch, que diziam que se alguém tem certeza real na Luz do Criador, então a misericórdia o circunda; que a natureza do mundo é tal que, se uma pessoa tem certeza completa e real, a Luz entra.
Então Rav Yitzchak disse: "Quando me lembrei do ensinamento do Magid de Mezeritch - que quando uma pessoa tem certeza na Luz do Criador, a misericórdia o circunda, não porque ela mereça, mas porque essa é a natureza do mundo - pensei, 'Deixe-me despertar a certeza, e então eu poderei trazer a cura de que eu preciso.' E assim eu fiz. Eu estava tão certo de que estava curado, e que a cura estava chegando, que me levantei para sair da cama, mas cai no chão, porque, na verdade, a cura ainda não tinha chegado. Quando eles me colocaram de volta na cama, comecei a pensar novamente sobre o ensinamento do Magid de Mezeritch, e disse a mim mesmo: ‘Não fui curado, porque minha certeza não é perfeita, não está aperfeiçoada.’ Então eu sentei lá e concentrei-me novamente no despertar de uma certeza maior e mais aperfeiçoada. E foi assim que fui curado".
O que estava acontecendo? Rav Levi Yitschak de Berditchev tinha certeza, mas teve que se motivar para ter uma certeza maior. Porque ele não duvidava do que o Magid de Mezeritch lhe tinha dito, que se uma pessoa tem certeza, a misericórdia o cercará, e ele será curado. Ele tentou com a certeza que tinha até aquele momento, e não funcionou. E, enquanto a maioria de nós naquele momento, ou desistiria ou ficaria desapontado, para ele estava claro o fato de que, simplesmente, sua certeza ainda não estava aperfeiçoada. Ele tinha que ficar deitado ali por uma hora, ou por quanto tempo demorasse, para fortalecer sua certeza. E então, porque ele fortaleceu sua certeza, a cura veio.
Este é o segredo do que o Midrash está nos dizendo. Não é que Jacó tivesse dúvida, mas sim que ele sabia que estava entrando em um lugar muito perigoso e qualquer certeza que ele tinha até então, não ia sustentá-lo no lugar para onde estava indo. Então ele parou e disse: "Ok, eu sei que a certeza que eu tinha até agora, que me sustentou enquanto eu estava cercado por meu pai e mãe em Be'er Sheva, não vai me sustentar quando eu entrar na escuridão de Haran. Eu tenho que tomar um tempo para afastar essa certeza e despertar uma certeza maior.” Jacó teve que passar por um processo de afastar o que ele pensava ter de certeza antes e chegar a um novo nível. Este é o presente que podemos receber neste Shabat.
A certeza que temos tido até agora não vai nos sustentar. Temos de tomar um tempo para realmente empurrarmos nossa consciência e implorarmos ao Criador para nos dar um novo nível de certeza. E então nós, assim como Jacó e Rav Levi Yitzchak de Berditchev fizeram, chegaremos a um novo nível de certeza.

→ clique aqui para ler outros artigos de Michael Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário