quarta-feira, 12 de julho de 2017

Removendo o veneno do lado negativo | por Michael Berg

No final da porção de Pinchas, Moisés sabe que vai deixar este mundo, e pede ao Criador que nomeie um líder para substituí-lo. O Sh'la diz que Moisés não estava pedindo um líder apenas para a sua época. Ele também pediu para ser revelado quem seria o líder no momento do Fim da Correção. O Criador responde a Moisés e revela Josué, que será o líder que o substituirá. Mas o Criador também mostra o líder para o Fim da Correção e, portanto, ao fazê-lo, revela a Luz do Fim da Correção.
O Criador também mostra a Moisés todas as gerações que viverão a partir daquele momento até o nosso tempo, até o tempo do Fim da Correção. O Criador mostra a ele que toda geração a partir de então será uma geração menor do que a anterior; toda geração a partir de então terá menos consciência e será mais desconectada. Poderia-se dizer que isso parece ser uma coisa negativa, mas de alguma forma essa compreensão deveria inspirar Moisés. E o Sh'la compartilha o porquê: o fato de que cada geração estará mais desconectada da Luz do Criador, que haverá mais véus entre cada geração, é a razão pela qual o Mashiach virá.
A maioria de nós, quando pensa no processo da humanidade, compreende que há uma certa quantidade de Luz que precisa ser revelada, e quando essa Luz for revelada, será o Fim da Correção. Esse é o nosso trabalho; todos os dias nos esforçamos para revelar mais Luz, e isso é importante, e é verdade. Mas há outro aspecto; um segredo fundamental que eu acho que a maioria de nós não conhece nem aprecia. Esse aspecto é baseado em um verso, em Jó, que diz ketz sam lachoshech, "O Criador pôs fim à escuridão".
Os kabalistas explicam que no Jardim do Éden, quando Adão e Eva caíram, a serpente injetou seu veneno neles, e através deles, na humanidade. E eles nos dizem que esse veneno, essa escuridão, é finita. Há uma certa escuridão que a serpente colocou na humanidade, e quando esse veneno for removido, será o Fim da Correção - como se uma pessoa pudesse tirar o veneno depois de ser mordida por uma cobra, e assim ela poderá viver.
Por uma questão de compreensão, vamos supor que existem mil unidades de veneno que a serpente injetou no sistema. E durante os últimos cinco mil mais anos, em toda a história da humanidade, toda dor que um indivíduo sentiu removeu uma parte desse veneno e escuridão que foi injetada na humanidade. Quando essa quantidade de veneno for removida do sistema humano, quando essa quantidade for zero, ocorrerá toda a Revelação. E, como ensina Rav Ashlag: a Luz do Criador existe em todos os lugares, mas há véus sobre a Luz. De onde vêm esses véus? Os véus vêm do veneno da serpente. Assim, uma vez que o veneno da cobra é removido do sistema humano, toda Luz é revelada. Existem duas maneiras de remover esse veneno. Há o caminho proativo, a maneira de transformar a escuridão em Luz, e há a dor.
Então, o que fazemos com esse entendimento? Rav Berg costumava dizer, por exemplo, que se você vai ao dentista e está sentindo dor, você deveria pedir por mais dor. Eu não acho que entendíamos a profundidade ou o segredo deste ensinamento antes, mas espero que o entendamos agora. Porque agora, quando você estiver passando por algo desconfortável, você entenderá que parte da bênção do desconforto e da dor é que você está removendo a escuridão desse acúmulo de veneno, não apenas para si mesmo, mas para toda a humanidade. O Fim da Correção não ocorrerá quando uma certa quantidade de Luz for revelada, mas sim quando o veneno da serpente, ou os véus, como são chamados, forem completamente removidos.
Moisés queria saber como o Fim da Correção aconteceria, e o Criador respondeu que a geração de Moisés estava mais conectada ao Criador do que à próxima geração. O que isso significa? A serpente terá que enviar mais véus e escuridão para este mundo, e ela nem sequer sabe o que está fazendo, mas está se matando, porque cada vez que traz a escuridão a este mundo, ela diminui suas forças - porque a serpente só tem uma certa quantidade de vida. Uma vez feito isso, ela estará exaurida. Assim, para cada geração que fica mais desconectada da Luz do Criador, a serpente, a negatividade, coloca véus maiores neste mundo. E toda experiência desses véus para essa geração tira um pouco do poder, um pouco do veneno, da serpente.
Isso é o que o Criador diz a Moisés neste Shabat. Sim, é verdade que cada geração será menor, mas é uma boa notícia, porque cada geração terá mais véus, e o lado negativo, a cobra, continuará colocando mais e mais véus até chegar a um ponto em que ela estará acabada, e não terá mais veneno nem mais trevas - ketz sam lachoshech; há uma quantidade finita de escuridão que pode se manifestar neste mundo e, portanto, para nós.
Agora, espero que possamos chegar a uma compreensão mais profunda do que o Rav queria dizer quando pedia por mais dor. Quando você tem essa consciência, e pede por mais dor, você sabe que com isso, está matando a força negativa mais rapidamente. Então, a questão passa a ser: se você está sentindo dor, o que você está fazendo com isso? Penso que quando a maioria de nós sente dor, dizemos: "Tire isso". Mas quando essa é a sua consciência, você não está ajudando a si mesmo ou ao mundo.
Com esse entendimento, podemos apreciar os dois lados do processo. O trabalho espiritual que fazemos, que revela a Luz e transforma a escuridão em Luz é parte disso, mas também precisamos apreciar e ter consciência sobre as coisas incômodas e dolorosas; e como o Rav disse: temos que pedir por mais. Quando você faz isso, aprecia a dor que está sentindo e entende que através disso, você está sugando a força vital do lado negativo. Esse é, como eu disse, um segredo muito importante que nos é revelado neste Shabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário