terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Desenvolver cuidado genuíno


Desenvolver cuidado genuíno
Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Recentemente, me perguntaram: “O que fazemos para desenvolver um cuidado genuíno com a humanidade e o mundo?"

Para ser honesta, essa é uma pergunta difícil de responder. Mas um ponto que eu sempre enfatizo é o seguinte: Quer tenhamos consciência disso ou não, todos nós temos uma enorme quantidade de cuidado com os demais dentro de nós. Geralmente expressamos esse cuidado com as pessoas dentro de nosso circulo pessoal - que pode incluir amigos e familiares (pais, filhos, irmãos e irmãs, esposo, esposa, avós, etc.). A ideia é transferir esse cuidado a pessoas fora de nosso circulo pessoal e à humanidade como um todo.

Como realizar isso em um nível pratica? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Devemos tratar as pessoas com as quais interagimos todos os dias com a mesma atenção e cuidado que dispensamos a alguém em nosso circulo pessoal, sabendo muito bem que toda pessoa tem uma centelha do Criador dentro de si. Imagine usar o mesmo sentimento que você tem por sua filha ou filho e dedicá-lo também à pessoa em seu trabalho que parece triste ou infeliz e dizer-lhe “Você está bem? Tem algo que posso fazer por você? Pode contar comigo."

O mundo seria um lugar diferente se todos nós tivéssemos essa consciência todos os dias.

Quando oramos, devemos primeiro rezar por outra pessoa e somente então por nós mesmos. O que interessa ao Criador é ver nosso desenvolvimento espiritual. Estamos investindo apenas em nós mesmos e nas "nossas pessoas"? Ou estamos verdadeiramente interessados no aspecto global e na humanidade como um todo?

Adoro a analogia com uma academia de ginástica. Quando começamos a nos exercitar diariamente, ficamos mais fortes. Da mesma forma, quando começamos a nos concentrar em ter atenção e cuidado com aqueles fora de nós mesmos, desenvolvemos um recipiente que pode fazer muito mais do que é capaz hoje.

No final, tudo que fazemos ou não pelos outros acaba tendo relação com as coisas que são feitas ou não para nós.
Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário