segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O Segredo do Hoje | por Michael Berg

Beshalach é um Shabat muito importante. Nesta porção, Moisés usa o poder dos 72 Nomes de Deus para criar o grande milagre da Abertura do Mar. Mas antes que Moisés fosse capaz de fazer isso, ele disse algo aos Israelitas. No sentido literal, o que ele disse parece supérfluo ou, simplesmente, excessivamente dramático, mas tem dentro si o segredo que precisamos para atrair a Luz dos milagres para nossas próprias vidas. Além disso, sem esse segredo, não podemos nos conectar com este Shabat.
Moisés disse: hityatzevu ur'u et yeshuat Hashem asher ya'aseh lachem hayom: "Fique de pé e você verá os tremendos milagres que o Criador fará por você hoje". Há muitos segredos neste verso, mas o segredo no qual eu quero focar, está dentro da última palavra - hayom, "hoje." Qual é o segredo dessa palavra, hayom, hoje?
Para explicar isso, os kabalistas trazem um ensinamento do Rav Moshe Lev de Sasov, que fala de um verso completamente diferente. É a história de Jacob, que antes de deixar este mundo, decidiu derramar bênçãos sobre as 12 Tribos, que são os 12 canais de Luz para este mundo. No entanto, antes de começar as bênçãos, também tem um versículo que precisamos entender. O versículo diz, vayevarchem bayom hahu, "Ele os abençoou naquele dia". Novamente, a palavra "dia", mas, não sabemos que dia da semana era. Historicamente, não há significado para o dia da semana ou ano em que ocorreu. Então, por que o versículo nos diz que ele os abençooubayom hahu, naquele dia?
Rav Moshe Lev de Sasov explica que Jacó os abençoou para terem certeza dentro do hoje, e não permitirem que suas dúvidas ou medos os levassem para o dia seguinte. Assim, Jacó, antes de abrir as Portas das Bênçãos para este mundo, ensina uma lição muito importante: somente quando chegamos ao nível da consciência do hoje - o que significa que uma pessoa vive dentro deste dia e não permite a abertura (entrada) de uma dúvida ou preocupação sobre o amanhã, ou um arrependimento do que aconteceu ontem - ele pode nos dar as bênçãos. A bênção que Jacó deu a seus filhos foi hayom. Eu estou lhes dando bênção, poder e capacidade para viverem dentro deste dia.
Os kabalistas nos ensinam que Moisés teria sido incapaz, até mesmo, de usar o poder dos 72 Nomes para criar o milagre da Abertura do Mar, se  não tivesse elevado os Israelitas, naquela época, até a consciência do hoje - não ter dúvida, não se preocupar com o que vai acontecer amanhã, ou não ter arrependimento pelo que aconteceu ontem. Viver no segredo do hoje é um pré-requisito para podermos nos conectar com Luz do Criador e despertarmos milagres em nossas vidas; essa é a regra. Mas agora vamos entender a lógica espiritual desta regra.
Todo Shabat cantamos a canção baseada no verso baruch Hashem yom yom, "a Luz do Criador é injetada no dia." Se uma pessoa despertar uma preocupação hoje, irá se desconectar da Luz do Criador. Mas se uma pessoa desperta preocupações ou dúvidas sobre o próximo dia, mês ou até mesmo ano, ele pega essa escuridão do amanhã, ou da próxima semana, ou do próximo mês, e realmente traz para hoje. Como isso, ela não permite que a Luz do Criador flua, porque trouxe a escuridão para este dia. Ela trouxe um bloqueio para este dia.
Vou dizer mais uma vez, porque é muito importante: a dúvida do amanhã, da próxima semana, do próximo mês ou do próximo ano, impede que a Luz do Criador entre neste dia. Se uma pessoa não está vivendo hoje, ela rouba, do hoje, suas bênçãos potenciais.
Moisés queria criar este tremendo milagre, e tinha as ferramentas, tinha os 72 Nomes. Ele tinha a capacidade de fazê-lo. No entanto, se os Israelitas não tivessem sido elevados ao nível de hayom, hoje, se tivessem começado a se preocupar com o que iria acontecer amanhã, ou no próximo mês, teriam trazido essa escuridão para aquele dia e, portanto, teriam tornado Moisés incapaz de criar o milagre da abertura do mar. A compreensão aqui é que, mesmo que você tenha as ferramentas mais poderosas e conexão potencial, se você não for capaz de viver no reino de hayom, hoje, você rouba, do hoje, as suas bênçãos.
É por isso que Jacó, antes de dar suas bênçãos a seus filhos, deu-lhes primeiro a consciência de hayom hazeh, hayom hahu, naquele dia. E, de fato, quando você começa a entender o segredo de hayom, do hoje, você começa a ver essa palavra aparecer muitas vezes ao longo desta porção de Beshalach, assim como com o milagre do maná. Os Israelitas estão no deserto e não têm alimento. No entanto, todos os dias ocorre um milagre; o alimento vem do céu. E, todos os dias, cai do céu, apenas, a quantidade de alimento suficiente para um dia.
Os kabalistas ensinam que o maná não representa necessariamente o alimento físico. Ele representa esse nível de consciência, onde nosso único foco é o hoje, onde não temos sequer o começo de um pensamento, preocupação ou dúvida sobre o amanhã. Porque, somente uma pessoa com esse nível, com essa consciência, pode estar completamente conectada com a Luz do Criador. E, portanto, quando se diz que a Torá foi dada apenas para aqueles que comem o maná, isso se refere a uma pessoa que chegou à consciência de viver o segredo de hayom, hoje.
Todas as manhãs, toda a Luz, bênçãos e assistência que precisamos para esse dia, estão prontas para fluir. Mas cinco minutos ou uma hora depois de acordarmos, começamos a nos preocupar com o amanhã e paramos o fluxo da Luz que está destinada a vir para nós. Porque, como ficou claro, o milagre da Abertura do Mar - e todos os milagres e bênçãos de que precisamos - não pode ocorrer ou ser revelado em sua totalidade, a menos que estejamos lutando, trabalhando, implorando e desejando chegar ao nível de vivermos no segredo de hayom, hoje. Esse é o pré-requisito. E esse é um presente que Moisés nos dá neste Shabat... mas também é um lugar em que temos que chegar neste Shabat.
A maioria de nós bloqueia as bênçãos do hoje, por causa das preocupações com o amanhã. Mas o que pedimos neste Shabat, é que cheguemos ao segredo de hayom, que cheguemos ao segredo deste dia. Porque sabemos que, quando formos capazes de chegar ao segredo deste dia, então seremos capazes de atrair e receber, sem dor, sem trabalho árduo, as bênçãos e o fluxo completo da Luz do Criador.

Previsão astrológica de 21 a 27 de janeiro de 2018 | por Yael Yardeni

Olá a todos! Acabamos de entrar em um dos mais, se não for “O” mais, importante período de tempo do ano.
O Sol, junto com Vênus, entrou finalmente em Aquário e, para adicionar ao poder, o ascendente do mapa já está em Leão.
“Como seres humanos, temos que sair da nossa zona de conforto”
Vamos descobrir o que é tão especial neste momento.
Em primeiro lugar, o mapa desta semana é surpreendentemente aquoso para esta época do ano, com um total de seis planetas em água! De fato, no início da semana a Lua está no filosófico Peixes, em conjunção com Netuno, na oitava casa astrológica - o domínio da mudança profunda e regeneração pessoal. Isto irá trazer um entendimento profundo das nossas limitações, das prisões em que estamos agora, especialmente se forem emocionais.
Os Nodos Lunares estão no eixo Leão-Aquário,com o Nodo Norte muito próximo ao Ascendente do mapa. O Nodo Norte indica tecnicamente onde está o nosso tikkun, onde nossa energia deveria ser implementada: São as lições de vida e experiências que precisamos ganhar agora.
Em Leão, ele se refere a agir a partir do coração, não por dever. A energia Leonina tem uma conotação de inocência, de sentimentos verdadeiros e genuínos.
Quando pensamos sobre isto, é muito raro para todos nós vivermos, falarmos e interagirmos com os outros de forma completamente genuína. Há sempre um motivo escondido, mesmo que seja amor. Leão está totalmente relacionado a defender nossas crenças, assumir responsabilidades e aprender a liderar.
Lições muito importantes, realmente!
“Esteja mais consciente de pensamentos limitantes e simplesmente deixe-os de lado”
Nós também temos agora uma oportunidade de conectar com o grande chamado humanitário do signo deste mês, o Aquário. Há uma boa razão por que é dito que estamos na "Era de Aquário"! Lembrem-se, este é o portador da água, o signo encarregado de disseminar conhecimento no universo. Este chamado deveria ser cultivado, realçado e comentado por cada um de nós.Esta é a nossa missão esta semana! Como seres humanos, temos que air da nossa zona de conforto.
O mapa desta semana realmente estica e EXPANDE a nossa consciência, certamente, para fora da nossa zona de conforto. Aquário está relacionado a revoluções, mudanças, movimentos sociais; tem o poder de conectar com uma realidade diferente daquela que conhecemos.
A questão é, claro, não pregar, mas INSPIRAR!
Nesta semana temos a habilidade de escolher uma realidade diferente, distante dos pequenos aborrecimentos e reatividades de todo dia.Mercúrio ainda está no rabugento Capricórnio, em conjunção com Plutão e a Lua Negra! Apenas precisamos nos lembrar de não estarmos cegos e fincarmos nossos pés no chão.
Kabalisticamente, esta é definitivamente “A” semana para alcançarmos a "mente sobre a matéria", e vermos como nossos pensamentos podem acarretar bênçãos para hoje e visões para o futuro. Um exercício bem simples nesta semana consistirá em nos tornarmos mais conscientes de nossos pensamentos limitados e melancólicos sentimentos Piscianos (Lua), e simplesmente decidirmos deixá-los de lado. Tantos filmes estão passando em nossas mentes, e tantos são irrelevantes, consistindo em medos, experiências ruins passadas ou ansiedades sobre o futuro. A energia desta semana irá nos mostrar que uma simples mudança de pensamento pode fazer todos eles desaparecerem e iluminar um plano muito melhor para o futuro.
Um segundo exercício recomendado é meditar no nome - dos 72 Nomes - Ayin Shin Lamed, para transformação global e para trazer uma grande onda de mudança positiva para toda a humanidade!


Muito amor a todos e uma semana maravilhosa!
Yael

Salto de Fé | por Karen Berg

Quando eu penso na maneira como as crianças aprendem a andar, lembro-me de como o Criador nos ensina a avançar em nossas vidas. Nós todos já vimos isto antes, pais amorosos estendendo seus braços e encorajando seus pequenos a darem mais um passo. E outro, e mais outro. Durante todo o tempo, o pai ou mãe lentamente move-se para trás. A cada passo que a criança avança, o pai dá outro passo para trás. Amar é ajudar a outra pessoa a crescer e a tornar-se mais forte por si mesma. É assim também que mudamos e aprimoramos nossas vidas como adultos. Por mais assustador que possa parecer, se tentarmos, entenderemos que realmente temos a força e a capacidade para  continuar a avançar.
O autor Joseph Campbell uma vez escreveu: “Eu descobri que você só tem que dar um passo em direção aos deuses e eles darão dez passos na sua direção. Este passo, o primeiro passo heróico da jornada, está fora, ou no limite de seus limites e constantemente deve ser dado antes que você entenda que será apoiado.”
Esta semana, o Criador nos estende Seus braços amorosos, nos encorajando a caminhar em direção a Ele. Somos convidados a dar este salto de fé.
Nossa porção esta semana é Beshalach. É provavelmente uma das mais famosas, se não a mais famosa que lemos no ano. Os Israelitas estavam sendo perseguidos pelo Faraó e seu exército depois de terem escapado de seu cativeiro no Egito. A perseguição chegou a um momento dramático no Mar Vermelho, onde os Israelitas se viram entre uma rocha e uma parede. À frente deles havia uma barreira de água de difícil passagem e atrás deles, um enorme exército pronto para matá-los. Neste ponto, eles imploraram a Moisés para retornar à escravidão no Egito, mas o Criador tinha um plano. O Criador disse aos Israelitas para continuarem a avançar, continuarem indo. E eles o fizeram. Eles entraram no Mar Vermelho, e à medida que o fizeram um milagre ocorreu - o Mar Vermelho se abriu! Duas paredes de água foram criadas, e eles conseguiram passar pelo mar em terra seca, escapando do Faraó e de seu exército.
O que isto significa para nós, hoje em nossas vidas? O poder de fazer milagres é nosso esta semana. Os Israelitas estavam com certeza apavorados, mas eles deram o próximo passo em sua jornada. Mesmo parecendo ser impossível, eles foram capazes de criar o milagre necessário e acessar o próximo nível em seu caminho espiritual. Nós, também, temos o mesmo poder agora. Mesmo que nossas pernas possam sentir fraqueza, ou sentimos que não estamos preparados, o poder para darmos o próximo passo em direção à vida dos nossos sonhos está aqui.
Somente nós mesmos podemos dar este próximo passo. Ninguém pode fazê-lo por nós. Nós viemos a este mundo para construir nossas próprias vidas e seguir nossos próprios caminhos. É imperativo que continuemos a dar os passos necessários na vida, especialmente quando o passo seguinte parece ser impossível. Pois estes são os passos que criam as bênçãos além de nossa capacidade de entendimento.
Qualquer que seja o “Mar Vermelho” que você esteja enfrentando, ele pode ser superado e um grande milagre estará a seu alcance.
Qual caminho está a sua frente esta semana? Que novo passo você pode dar? Nesta semana, em suas meditações, visualize-se se mantendo forte. Sinta a força em suas pernas e a terra firme abaixo de você. Inspire a certeza do Criador e lembre-se que você não está sozinho.
Não existe essa coisa de solidão. Todos nossos pais e mães estão ao nosso lado. Todos os nossos anjos da guarda andam conosco. Moisés está com você. Veja-se lentamente dando um passo após outro. Ande firme e corajosamente na Luz em direção aos braços abertos do Criador. Como uma criança aprendendo a andar, sinta a mesma alegria e excitação.
Nesta semana, sinta-se encorajado a continuar seguindo em frente. Talvez você possa sentir a coragem no ar, inspirando-lhe a fazer uma ação em direção à vida que você está destinado a viver. Se você estiver aberto à isto, faça algo esta semana, que você estava com medo de fazer no passado. Nesta semana, um passo é verdadeiramente igual a mil. Se você tiver fé e der estes passos, eu sinto que um milagre está esperando por você — bem ao seu alcance.
Com todo o meu amor,
Karen

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sair da Escuridão e Caminhar para a Luz | por Karen Berg

“E então chegou o dia em que o risco de permanecer confinado em seu broto era mais doloroso do que o risco de florescer.” Esta é uma das minhas citações favoritas, tão bela e quase assombrosa mensagem escrita por Anais Nin.
“E então chegou o dia em que o risco de permanecer confinado em seu broto era mais doloroso do que o risco de florescer.”
Cada um de nós tem um caminho necessário a ser seguido, e ninguém pode tirá-lo de nós. Assim como uma semente na fria escuridão da terra, nós precisamos encontrar nosso caminho para fora de nossa própria lama, e caminhar para o maravilhoso calor e Luz de nosso destino e  propósito. Se você já falou com alguém que conquistou muito na vida, com certeza ouvirá histórias de erros, quedas, dúvidas e fracassos. A estrada da vida está repleta de bloqueios que estamos aqui para ultrapassar e vencer. Eu sempre digo que somente depois de muito tempo e pressão o carvão se torna o mais belo diamante. N Nesta semana, viajaremos além da lama com a garantia de que a Luz estará aqui para nós, nos ajudando a caminhar em direção à liberdade e à vida que sonhamos.
A porção desta semana é Va’era. Nela, lemos sobre as famosas pragas. Lemos sobre a jornada dos próprios Israelitas para fora de sua lama. Para alguns de vocês que não estão familiarizados com a história, o Criador enviou dez pragas ao Faraó para forçá-lo a libertar os Israelitas da escravidão. Estas pragas eram imensos sopros de energia para ajudar a libertar a posse que o Faraó tinha sobre os Israelitas. Aprendemos que o que realmente estava acontecendo era que os Israelitas estavam sendo libertados de seus próprios medos, inseguranças, incertezas e limitações – todas as coisas que os impediam de alcançar o próximo nível em sua jornada espiritual. O Criador enviou a energia das pragas para derrubar velhos pensamentos e atitudes que não serviam mais para eles. A cada ano, durante esta semana, também nos é dado este inestimável presente de assistência do Criador, para atravessar nosso próprio caminho de escuridão em direção à Luz que está à nossa espera. Pois quando nos encontramos desesperados e perdidos, somente o Criador pode nos salvar. Algumas vezes, nos encontramos tão no fundo do poço que somente nos resta olhar para cima e pedir pela ajuda do Criador com um coração humilde e confiante.
Há uma parábola que gostaria de compartilhar com vocês esta semana, sobre um homem, que a pedido do Criador deveria empurrar uma pedra. Este deveria ser o trabalho de sua vida. O Criador mostrou a ele a maior pedra, explicando que ele deveria empurrar a pedra com toda sua força. E assim fez o homem, e por muitos dias ele labutou do nascer ao pôr do sol; empurrando a pedra com toda sua força. No entanto, por mais que tentasse, a pedra não se movia. Todas as noites ele ficava dolorido, desgastado e sentia que o seu dia tinha sido em vão. O homem começou a pensar: “Por que tentar? Eu nunca conseguirei movê-la!” Estes pensamentos desencorajaram e desanimaram o homem e ele começou a diminuir seus esforços. Ele rezou ao Criador: “Eu trabalhei duro e por muito tempo, esforçando-me com toda a minha força para fazer o que Você me pediu. No entanto, depois de todo este tempo, eu não movi a pedra nem meio milímetro. O que há de errado? Por que estou falhando? O Criador respondeu: “ Eu somente pedi a você que empurrasse a pedra. Nunca pedi ou esperei que você a movesse. Sua tarefa era somente empurrar. Eu que iria movê-la.”
Na vida, nós temos muitos belos e maravilhosos momentos, mas podemos também experimentar tempos difíceis que servem somente para nos permitir alcançar dias mais plenos e alegres. Podemos encarar o medo. Podemos encarar mil “nãos”. Podemos encarar a negatividade no caminho em direção aos nossos sonhos. Mas conseguiremos alcançar nossos objetivos se continuarmos a ter certeza em nós mesmos, no processo em si e no Criador. Todos nós viemos a este mundo com uma especial e exclusiva missão, mas não precisamos fazê-la sozinhos. O Criador está aqui para nós, nos ajudando e guiando no percurso.
Nesta semana, você pode sentir o Universo empurrando-o para o crescimento, e para se tornar quem você veio ser na Terra. A singularidade, o esplendor e o arrebatamento que Você é está se preparando para nascer. Esteja disposto a ser livre. Esteja disposto a sentir o calor do sol em sua face e o vento em seus cabelos.
Nesta semana, também nos é dado o presente de enxergar o que nos está atrasando. Identifique com amor, gentileza e mais do que tudo, coragem. Escreva cada um deles em uma pequena folha de papel. Você está com medo de fracassar? Talvez você duvide de suas habilidades ou falte desejo. Escreva-os e depois jogue no fogo. Sinta as mãos do Criador em sua vida, removendo, um a um, cada obstáculo que o impede de ser quem você deve ser. Orgulhe-se e encare a beleza do futuro e o novo sol nascendo à distância. E como a flor em botão, saiba que o dia, o seu dia, finalmente chegou.
Pois é muito doloroso continuar o mesmo.
A hora chegou para você desabrochar e neste momento, nada ficará em seu caminho.
Todo meu amor,

Karen