terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA MENSAL: A Lua Nova de Peixes: De Vítima a Vitorioso


A Lua Nova de Peixes: De Vítima a Vitorioso

De acordo com o calendário astrológico de doze meses, Peixes é o último mês do zodíaco e, assim, fecha o ciclo total. Como Peixes é mutável, as pessoas nascidas sob este signo são naturalmente flexíveis e abertas a mudanças. Intuitivos, espirituais, sensíveis e criativos, os piscianos dão grandes artistas, músicos e escritores. Eles também possuem um grande potencial para a liderança, se estiverem dispostos a assumir a responsabilidade (Moisés era pisciano, assim como George Washington).

Como acontece com tudo, Peixes possui tanto elementos positivos como negativos. Pelo lado positivo, a bondade e a empatia dos piscianos permite que cultivem grandes relacionamentos. Pelo lado negativo, eles facilmente podem absorver muito da energia dos outros sobre si. Eles não reconhecem quando termina sua parte e começa a do outro. Como resultado, manter-se firme sobre os pés e aprender a criar limites adequados são aprendizados importantes para os piscianos.

Como a energia deste mês poderá afetar o resto de nós que não nascemos neste signo?

Bem, antes de qualquer coisa, este é um ótimo mês para manifestar nossos desejos. O arranjo cósmico atual é que existe uma quadratura entre Netuno, que representa imaginação, ideais e sonhos e Saturno, que representa a manifestação e Malchut (o mundo físico). A influência dessas duas energias combinadas pode tornar este mês um ótimo momento para que façamos com que as coisas aconteçam, se tivermos uma visão clara do que queremos.

Em segundo lugar, neste mês temos ajuda para resistir ao desejo de fugir ou de nos esconder da confrontação ou das dificuldades e, ao contrário, assumir a dianteira e decidir que o que quer que a vida nos apresente, será usado para nos motivar a seguir em frente no caminho espiritual.

Existe uma história na Bíblia que diz que o Rei Davi estava andando por uma estrada, quando foi confrontado por um homem, que começou a xingá-lo sem motivo aparente. Quando os soldados tentaram silenciar o homem, Davi lhes disse: “Não, deixem-no em paz. Se ele está me xingando, então devo merecer ser tratado assim”.

O que o Rei Davi entendeu foi que, quando algo acontece em nossa vida, nosso primeiro pensamento deve ser: o que fiz para causar isso? Onde preciso voltar e corrigir? Talvez alguém se aproxime de nós – um estranho, um colega, um membro da família, até mesmo um amigo – e nos diga algo não muito agradável. Somos pegos de surpresa. Talvez nosso chefe nos culpe por algo que não tenhamos feito, ou talvez um grande amigo fale algo negativo sobre nós a outra pessoa e descubramos depois.

Qual é nossa primeira costumeira reação nesses casos? Raiva? Pensamos: como puderam fazer isto comigo? Por que ele disse isso pra mim? Se forem essas as reações, então precisamos nos perguntar por que estamos com raiva, e depois dar espaço à possibilidade de que tudo isso que está acontecendo seja para nos entregar uma mensagem ou ensinar-nos uma lição.

O signo de Peixes é representado por dois peixes nadando em direções opostas, significando que a forma como escolhemos reagir às situações pode determinar se viveremos o céu ou o inferno. Se nos dermos conta de que somos capazes de mudar, de que somos capazes de encarar o amanhã com uma mentalidade diferente, se pudermos compreender que não se trata de “o que fizeram comigo”, mas sim de “o que posso fazer para mudar, para que o que ele me fez não volte a ocorrer”, então poderemos ser o peixe que nada na direção certa.

Lembrem-se – o que nos faz reavaliar nosso modo de ser e expandir nossa consciência não ocorre por acaso: está especificamente projetado para nos ajudar a realizar nossa tarefa aqui na Terra.
Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Dose Diária de Zohar | Terça-feira 24 de Fevereiro de 2015

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: A água da vida


A água da vida

Setenta e cinco por cento do corpo com que nascemos consiste de água. E uma coisa muito interessante é que, à medida em que envelhecemos, essa percentagem na verdade diminui. Sim, a água vai se dissipando de nosso corpo. Um corpo de um homem adulto consiste de aproximadamente sessenta e três por cento de água.

Do ponto de vista kabalístico, a água representa Chessed (misericórdia). E também de um ponto de vista espiritual, a maneira como eu entendo esse fenômeno é que, à medida que envelhecemos, nossa tendência natural é nos inundarmos com nossos preconceitos, regras e limites. Começamos a decidir para onde nossa gentileza deveria ou não ir e, ao fazê-lo estamos diminuindo a quantidade de Chessed (misericórdia) que trazemos conosco.
Hoje, entretanto, com nossa crescente consciência e com as ferramentas espirituais disponíveis para nós, não precisa ser assim. Quanto mais injetarmos dignidade humana e gentileza em nossas interações diárias com os demais, mais Chessed traremos para nós mesmos e para o mundo.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: O universo nos protege


O universo nos protege

Em vez de sentirmos dúvida toda vez que alguma coisa aparentemente negativa acontece, o que deveríamos dizer é:"Não entendo esta situação, mas eu fiz tudo que podia para torná-la uma experiência positiva. Então, terei certeza de que em uma visão mais ampla das coisas, a situação é mesmo positiva." Com essa consciência, não damos entrada à escuridão em nossa experiência ou em nossa vida.

Hoje, quando alguma coisa não caminhar como planejado, tenha certeza de que o universo está trabalhando para o que for o melhor para você.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Dose Diária de Zohar | Segunda-feira 23 de Fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: A escuridão antes do amanhecer


A escuridão antes do amanhecer

Existe uma oração denominada Shacharit, que os kabalistas rezam pela manhã. Shacharit significa "escuridão" e então, a pergunta é :Por que uma oração matutina seria chamada "escuridão"? Não seria mais apropriado denominá-la luz? Ou Sol? Ou manhã? Quero dizer, qual é o segredo nesse nome?

O que aprendemos é que a oração se chama escuridão porque representa a escuridão antes do amanhecer. Quanto mais caos virmos do lado de fora e quanto mais poeira for sacudida do tapete, por assim dizer, mais perto estaremos do fim da escuridão.

Mas a única coisa que podemos mudar para contrabalançar a escuridão que enxergamos lá fora é nossa própria consciência - nossa capacidade de sermos servidores da Luz do Criador. Todos nós precisamos nos tornar soldados da Luz, pois é assim que conseguiremos dar entrada ao amanhecer.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

domingo, 22 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Crescimento constante


Crescimento constante

Muitos de nós pensam que, uma vez atingido um ponto em que são espiritualizados, estão com a vida ganha. Ou seja, nada dá errado para eles, ninguém que amam fica doente, nada de ruim lhes acontece, têm dinheiro suficiente para tocar a vida - em resumo, conseguem aproveitar a vida.

Mas, de um ponto de vista espiritual, sabemos que se estivermos caminhando sem tropeções, precisamos parar e dar uma boa olhada na situação, porque em algum lugar ao longo do caminho não estamos crescendo. O Zohar diz:"Pois eu irei refiná-lo como o ouro é refinado", querendo dizer que nesta vida estamos constantemente sendo refinados para atingirmos nosso potencial.

Jacó, o Patriarca, um Tzadik (pessoa justa), passou por muita dor em sua vida. Mesmo na velhice, a vida ainda lhe apresentava dificuldades: perdeu duas esposas, foi separado de seu adorado filho José e sofreu toda a tristeza que acompanhou essa separação. As questões duras - a angústia e as dificuldades - só continuaram a se acumular. O Zohar nos conta que, para uma pessoa justa, não existe nunca "agora basta, chega de dificuldades". Por algum motivo, essas pessoas vivem uma vida que não é tranquila.

O que isso significa para nós? Significa que devemos todo dia pegar um martelo e batermos em nós mesmos? Claro que não. Acredite, o mundo faz isso por nós. O que significa, entretanto, é que precisamos estar constantemente conscientes de que há uma razão maior para nossa existência sobre esta Terra que vai além de simplesmente acordar de manhã, ir trabalhar, comer e dormir. Quando a vida nos apresenta uma dificuldade, é uma oportunidade e uma dádiva do Criador para nos ajudar a crescer.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Dose Diária de Zohar | Domingo 22 de Fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Ouça com seu coração

Ouça com seu coração

Se dissermos a mesma coisa para três pessoas e depois perguntarmos a elas o que nos ouviram dizer, tudo indica que obteremos três respostas diferentes, sendo que talvez nenhuma delas seja certa. Isso acontece porque a maioria de nós ouve com a mente e interpreta o que recebe através de um filtro, por onde faz passar quem acha que ouve e o que acha que ouve.

Hoje, dedique uma parte de seu tempo para ouvir com seu coração. Talvez você até receba a mensagem que vem pedindo.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Justiça e misericórdia

Justiça e misericórdia

Muitos de nós estão dispostos a lutar pelo conceito de justiça. Mas o que precisamos entender é que justiça precisa ser adoçada com misericórdia.

Pense nisso: se não houvesse misericórdia neste mundo, imagine como a vida seria dura e fria? Se o Criador aplicasse justiça sem misericórdia sobre cada um de nós, provavelmente não estaríamos mais aqui, não existiríamos mais.

Sim, precisamos de justiça, e o mundo precisa de justiça. Mas precisamos de misericórdia na mesma medida, e o mundo também precisa de misericórdia, especialmente em um tempo de caos desenfreado.

Sendo parte da rede de consciência que está criando um mundo que continuamente evolui e caminha para frente, cabe a cada um de nós, individualmente, escolher trazer essa energia de misericórdia para o mundo, e ser mais misericordioso e perdoar mais os outros.

Afinal, o que perdoamos nos outros é o que, por nossa vez, será perdoado em nós.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Dádivas do universo


Dádivas do universo

Não precisamos esperar uma tragédia acontecer para despertarmos para a necessidade de mudança. Se abrirmos nossos olhos e nos sintonizarmos um pouquinho mais com nossa vida, descobriremos que temos oportunidades todos os dias de transformar negatividade em positividade.

Geralmente, quando alguém ou alguma situação nos desafia, nosso primeiro pensamento é: “Como posso fazer esta situação ir embora o mais rápido possível?”, em vez de pensarmos: “Qual a lição para eu aprender aqui ? Por que isso está acontecendo?” Às vezes, podemos afastar a situação com tanta rapidez que nem percebemos que perdemos uma oportunidade de nos transformarmos.

Hoje, vamos estar prontos para agarrar as oportunidades que o universo nos apresenta para mudarmos a nós mesmos para melhor. Essa é a maior dádiva que podemos receber.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Temos dons e talentos

Temos dons e talentos

Todos nós temos algum tipo de dom ou talento. Pode ser inteligência, carisma, sabedoria, capacidades físicas, riqueza - a lista pode se estender muito. Cabe a nós utilizarmos nosso tempo neste planeta para pegar o dom que recebemos e fazer algo com ele. Até o número de anos que temos neste mundo é um tempo que nos foi emprestado com um propósito.

Então a pergunta é: O que estamos fazendo, se é que estamos fazendo alguma coisa, com os dons que recebemos? Por exemplo, se uma pessoa é um grande atleta, será que está dando uma parte de seu tempo talvez para ajudar crianças que querem melhorar suas capacidades físicas e que não têm condições financeiras de fazê-lo? Ou uma pessoa inteligente, por exemplo, será que ela utiliza sua inteligência para beneficiar os outros e o mundo? E o que dizer de uma pessoa que tem riqueza? Será que ela faz algo maior do que si mesma?

Precisamos fazer essas perguntas a nós mesmos porque, no final, nada em nossa vida é nosso. Nossos dons são um empréstimo do Criador, para que possamos tornar nossa vida e a das pessoas ao nosso redor mais gratificante.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Tempo de fazer mudança

Tempo de fazer mudança

O Zohar apresenta um ponto interessante com relação às pragas que ocorreram no Egito: o Faraó parece esquecê-las depois que as coisas voltam ao normal. Todas as águas se transformam em sangue (praga número 1), mas assim que voltam à condição de água, o Faraó se esquece do que aconteceu. Os sapos (praga número 2) infestam o país, mas assim que vão embora, o Faraó se esquece de que eles haviam estado ali. E assim por diante.

Agora, a minha pergunta é: Imagine só, se alguém lhe desse um tapa na cara sete vezes, você realmente não se lembraria? Mas o Zohar esclarece a situação. Não foi que o Faraó esqueceu, foi simplesmente que ele reverteu o que aconteceu e voltou ao lugar em que estava antes que aquela praga específica acontecesse, um fenômeno que acontece com todos nós o tempo todo.

Pense nisso: Quantas vezes levamos um tapa do universo de uma maneira ou de outra, revertemos o que aconteceu e voltamos ao lugar em que estávamos antes que isso acontecesse? Quantas vezes não conseguimos aprender a lição que nos está sendo oferecida?

Passamos pelas mesmas rotinas repetidas vezes, e cada vez que a mesma questão aparece (e aparecerá), batemos em nossa testa dizendo:" Droga, se eu soubesse disso, eu não teria ido lá. Eu sabia que estava errado."

Na condição de seres humanos, nossa tendência é fazer continuamente as mesmas escolhas e apresentar os mesmos padrões de comportamento, a não ser que encontremos de alguma maneira um caminho para nos libertarmos, para nos elevarmos a outro nível de consciência.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Dose Diária de Zohar | Segunda-feira 09 de Fevereiro de 2015

Dose Diária de Zohar | Domingo 08 de Fevereiro de 2015

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: Escuridão em Luz


Escuridão em Luz

Às vezes, criamos desculpas para explicar por que não conseguimos seguir em frente em nosso caminho espiritual. Por exemplo, uma pessoa pode dizer:" Já fiz tantas coisas em minha vida, não há mais nenhum lugar para eu ir. O lado negativo tem tanta força sobre mim, sou um caso perdido."

Nesses momentos, precisamos lembrar que mesmo na mais baixa alma sobre a terra, e mesmo e especialmente nos lugares mais escuros de nossas vidas existe o poder da Luz.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: O poder de superar a dúvida

O poder de superar a dúvida

A Kabalah nos ensina que o valor numérico da palavra Amalek é 240, que é o mesmo valor numérico da palavra "safek" que significa dúvida. Quando se diz que os Israelitas venceram Amalek, o que realmente significa é que eles foram capazes de superar suas próprias dúvidas.

O milagre específico que convenceu Yitro a transformar a pessoa ligada as energias negativas que era em alguém conectado ao lado positivo foi a vitória dos Israelitas sobre a nação de Amalek.

A mensagem aqui para nós é que quando superamos nossas próprias dúvidas e desafios, nunca sabemos que tipo de mudança positiva podemos inspirar nos outros.

Quando realmente mudamos a nós mesmos, inspiramos os demais a também fazerem uma mudança.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Retribuindo ao Planeta | Lua Cheia de Aquário

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: O que os Dez Pronunciamentos significam para mim?

O que os Dez Pronunciamentos significam para mim?

Em algum lugar, provavelmente todos nós já vimos os Dez Pronunciamentos (Dez Mandamentos) e pensamos:" OK, esses são fáceis, eu não estava planejando matar alguém ou construir um ídolo em minha casa." Para muitos de nós, na verdade, eles podem não parecer muito difíceis de seguir.

Mas a verdade é que, como tudo na Bíblia, os Dez Pronunciamentos não devem ser levados apenas literalmente. É claro que não deve ser difícil para nós não pegarmos um revolver e matarmos alguém, mas eu tenho certeza que todos nós temos uma ou duas pessoas cuja reputação ou negócio gostaríamos de destruir. O mesmo se aplica à idolatria. Talvez não coloquemos ídolos de gesso em nossa casa, mas idolatramos pessoas devido a sua fama ou riqueza. Respeito e admiração devido às realizações de alguém é uma coisa, mas ficar gravitando em volta de pessoas devido ao fato de serem quem são e poderem nos beneficiar é totalmente outra coisa. E certamente, em termos de "Não terás outros Deuses", todos nós, em algum momento de nossas vidas, já cultuamos o deus do dinheiro, o deus da cobiça, o deus da alta posição.

O que estou querendo dizer? Há mais nos Dez Pronunciamentos do que as aparências indicam e há muito mais na energia desta semana se pudermos dar uma boa olhada em nós e estarmos abertos a uma nova perspectiva. O tempo está maduro para um novo começo. Podemos começar uma nova página. E, pode acreditar, cada um de nós precisa de um começo, independente de idade ou do que já fez anteriormente.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Consciência Diária com Karen Berg

Consciência Diária com Karen Berg
Terça-feira | 03 de Fevereiro de 2015
É muito comum, quando entramos em conflito com outra pessoa, pensarmos no que é bom ou mau para nós, o quanto desconfortáveis nos sentimos, como podemos sair dessa confusão ou em como entramos nesse atrito antes de tudo.
A questão principal com esses pensamentos, é que são todos a respeito de "mim" e "meu" e, com esse tipo de consciência, não há reconhecimento como: "Esta pessoa entrou na minha vida por uma boa razão, mas neste instante estamos nos desentendendo. Estou aprendendo alguma coisa a partir desta experiência? O que o universo está tentando me ensinar?"
Geralmente, a maioria de nós sucumbe à escuridão da raiva e da confusão ou se preocupa, nessas situações, porque fica enforcada por sua consciência reativa. A boa notícia é que, se aprendermos a retirar a nós mesmos desse lugar, podemos literalmente criar uma perspectiva totalmente diferente. (Pense nisso como se estivesse vendo a si mesmo assistindo ao filme em vez de estar dentro dele.)
Independente do que enfrentamos na vida, precisamos perguntar a nós mesmos: "Onde está minha consciência?". Se dissermos a nós mesmos: "Preciso, de alguma maneira, encontrar a porta que está aberta aqui”, teremos a oportunidade de encontrar a oportunidade na escuridão, o lado bom no que há no mau, outro caminho adiante.

CONSCIÊNCIA DIÁRIA: O poder da humildade

O poder da humildade

Antes que os Dez Pronunciamentos (Dez Mandamentos) fossem apresentados a Moisés no Monte Sinai, diz-se que houve uma comoção no Paraíso. Cada uma das montanhas queria que os Dez Pronunciamentos fossem entregues sobre ela. A única montanha que ficou calada foi Sinai, porque era a menor e sabia que não tinha muito a oferecer. Mas, no final, o Criador escolheu Sinai porque sendo a menor e mais humilde, era a única capaz de lidar com toda a energia que seria revelada no seu cume.

Nos 72 Nomes de Deus, não encontramos a letra guimel, que é a primeira letra da palavra "ga'ava" que significa "orgulho" ou "ego" em hebraico. O motivo dessa letra ter sido deixada fora dos 72 Nomes é que não existe "ga'avah" no conceito do Criador. Humildade é o fator chave para sustentar nossa conexão com a Luz, enquanto que ego e orgulho prejudicam nossa capacidade de canalizar essa Energia.

Isso não significa que precisamos abrir mão de tudo, nos recusarmos a receber alguma coisa. O que significa é que entendemos que tudo o que temos e tudo o que somos nos foi concedido com um propósito. Somos mensageiros, sejam quais forem os dons que possuímos, como inteligência, dinheiro ou sabedoria.

Então, quando dizemos (e todo ser humano diz isso) "Mas eu fiz isso. Eu desenvolvi isso. Eu criei isso. Eu fiz isso acontecer.", precisamos nos lembrar de quem nos deu essas capacidades antes de mais nada. Somos mensageiros para canalizar a Luz do Criador e quanto mais deixarmos nosso "ga'avah" de fora, melhores mensageiros seremos.


Find Karen on Facebook

Follow Karen on Twitter

Dose Diária de Zohar | Terça-feira 03 de Fevereiro de 2015

Dose Diária de Zohar | Segunda-feira 02 de Fevereiro de 2015