sábado, 29 de outubro de 2011

Sintonia Semanal: A emoção da primeira vez


 
 
 
 

A emoção da primeira vez

30 DE OUTUBRO A 05 DE NOVEMBRO

  72 Nomes da Semana
Alef Kaf Alef


07. DNA Da Alma
Através desse Nome recebo nada menos do que o impacto total das forças da Criação.
Restabeleço significado à minha vida, que frequentemente parece sem nexo, e propósito a um mundo que geralmente parece sem objetivo.







“Será que causei algum impacto hoje?”

Zohar ensina que você tem que estar em posição de agir e de compartilhar o tempo todo. É importante perguntar a si mesmo: “Estou causando algum impacto no mundo com tudo o que faço? Estou fazendo a diferença?” As únicas coisas que nos impedem de ter esses pensamentos são: 1) achar que temos “o direito de” e 2) apegos. Achar que temos “o direito” é o que nos faz pensar que estamos muito cansados para compartilhar; e os apegos nos dizem que outros podem fazer aquilo – nós não somos os únicos a ter que carregar o mundo.

O que é se achar “no direito de”? É uma consciência de “Eu mereço”. É um sentimento de que temos direito a recompensas, privilégios especiais ou reconhecimento, com base no mérito pessoal, na realização, ou simplesmente por sermos quem somos. É ter um sentimento de superioridade, como, por exemplo, ao dizer “Tenho tanta experiência, você deveria me escutar”.

Achar-se “no direito de” é toda situação em que bloqueamos as possibilidades de algo acontecer, porque achamos que sabemos ou enxergamos as coisas da forma correta.

Alguns podem confundir isso com auto-estima. Ter confiança em si próprio é ótimo, saber que você é bom em alguma coisa também é importante. No entanto, a distância entre a confiança saudável e achar-se no direito a algo é bem curta, e ainda assim faz toda a diferença entre crescer espiritualmente e permanecer estacionado no mesmo lugar durante anos a fio.

O que são apegos? Seus dias estão repletos deles! São as coisas que você não escolhe fazer, mas faz por hábito, desde a pasta e a escova de dentes que você usa até acordar em um determinado horário de manhã ou comer as mesmas comidas. Apego é sentar-se no mesmo lugar na sala de aula todos os dias, sair com as mesmas pessoas, ir aos mesmos restaurantes... você já entendeu o que eu quero dizer. São aquelas coisas que fazemos para criar caminhos “seguros” na nossa vida.

Essa semana tem a energia da emoção da primeira vez. Ela nos dá a capacidade de nos desapegar e deixar de lado todas as situações em que nos achamos no direito a algo e também de todos os apegos.

Como nos livrar desse sentimento de achar que se tem “o direito de”? Abra mão do que você acha que sabe ou merece.

Como nos livramos dos apegos? Abra mão de algo que você faz o tempo todo. Escolha um apego e mude-o. Faça algo que você jamais faria, pare de se comportar da mesma forma – saia de você mesmo. Por quê? Para que você receba mais do que tem em sua vida neste momento.

Abra mão desta ideia de que existem coisas que você nunca faz – tal como “nunca vou ao teatro, nunca falo em público...”. Perceba que você pode fazer mais. Se você fizer essas coisas, elas o tornarão uma pessoa melhor? SIM. Porque aquilo será uma restrição (ou seja, não será algo natural para você).

Até mesmo um caminho espiritual pode se tornar um apego caso vire um hábito. Você tem que escolhê-lo repetidamente para que não se transforme em apego; do contrário, será religião e não espiritualidade. Se você perder sua consciência, deixa de ser espiritual.

Se você não está vivendo a vida que deseja viver, é porque os “direitos” e apegos estão impedindo que você mude – que deixe sua zona de conforto.

Meu pai e mestre, o Kabbalista Rav Berg, gosta de dizer: “Os navios ficam mais seguros quando permanecem no porto, mas não é para isso que são construídos”. Encontramos motivos (negação, medos) para não compartilharmos e para não sairmos de nós mesmos. No entanto, precisamos saber o que o Zohar diz: Se perdermos nossos “direitos” e apegos, podemos obter controle e conseguir coisas que achávamos que não poderíamos ter.

É hora de sair do processo de “cozinhar seus miolos”; de ficar refletindo sobre as coisas o tempo todo. Saia da sua cabeça! Você encontrará todos os motivos para não fazer algo, se ficar refletindo muito sobre aquilo.

Seja simples. Faça. Aja. Mova-se.

E tenha uma semana maravilhosa.

Tudo de bom,
Yehuda Berg

Acesse nossa agenda mensal

Visite:  www.yehudaberg.com

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para maiores informações contactar:
 
SP | 11 3061 2307 | kcsaopaulo@kabbalah.com
 
Alameda Itu, 1561 | Jardins
 
 
 
 
RJ |21 4062 7248kcrio@kabbalah.com
 
Barão de Jaguaripe, 46 | Ipanema
 
 
 
 
ONLINE | 11 3522 1472 | 11 9746 1846| kcbrasil@kabbalah.com
 
0800 772 3272 | site Kabbalah Centre Brasil
 
Twitter kabbalah_brasil | Facebook Kabbalah Centre Brasil
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SHABAT NOACH | RJ, SP & Online | 28 e 29 de Outubro de 2011



Sexta | 28 de Outubro
20h00 | Kabbalat Shabat*

Sábado | 29 de Outubro
10h45 | Palestra e Leitura da Torah*
18h30 | Terceira Refeição
--------------------------------------------
*** A comunidade do Rio de Janeiro se encontrará no Kabbalah Centre também para refeições após as conexões (necessário inscrição para refeição até 26/10) - Mais informações: http://migre.me/5ZNem
--------------------------------------------
Os Kabalistas explicam que o Shabat é a “fonte de todas as bênçãos”. Trata-se de um dia em que todas as fontes de abundância e Luz são revigoradas e preenchidas com Luz para distribuição durante a semana seguinte. Isto significa que todas as bênçãos que desejamos para nós, nossa família, o mundo inteiro, durante a semana seguinte vêm da Luz do Shabat.
--------------------------------------------            
SP | 11 3061.2307 | kcbrasil@kabbalah.com
Alameda Itu, 1561 | Jardins | entre Rebouças e Consolação
ONLINE | 11 3061.2421 ou 11 7134.7943 | kcbrasil@kabbalah.com

sábado, 22 de outubro de 2011

Lua Nova de Escorpião


Lua Nova de Escorpião



Para mais informações entre em contato kcbrasil@kabbalah.com | 0800 772 3272

Sintonia semanal - Realizando a mudança


Realizando a mudança
Sábado vamos entrar no novo mês de Escorpião, conhecido na Kabbalah como Mar Cheshvan(amargo Cheshvan). Nosso maior desafio este mês é transformar Mar em Ram— amargor em grandeza.
Se você conhece alguém nascido no signo de Escorpião, talvez tenha notado que eles possuem uma dualidade poderosa. Eles têm imensa força espiritual e vontade—o que eles querem, geralmente conseguem obter—enquanto que ao mesmo tempo possuem o potencial de ser, vamos dizer assim, não muito agradáveis.

Essa dualidade acontece agora conosco este mês. Durante o mês de Escorpião, muito provavelmente você vai viver emoções extremas de inveja, ciúme, raiva e vontade de abandonar tudo. As coisas vão parecer pretas ou brancas, tudo ou nada.

Quando você perceber que seus pensamentos estão indo nessa direção, faça-se a seguinte pergunta: “Por que isto está acontecendo; o que a Luz está tentando me mostrar?” Lembre-se, nunca se trata da outra pessoa ou situação, mas sempre de você e do seu crescimento espiritual. A energia de Escorpião nos dá uma tremenda sensibilidade e intuição; assim, se conseguirmos resistir a reagir e pudermos olhar para dentro de nós, teremos grandes revelações e força interior este mês.

Escorpião é um mês com pressão, mas fique certo de que haverá muitas oportunidades de acessar os fundos das nossas contas bancárias espirituais, os mesmos que vimos juntando durante os meses passados de Virgem e Libra. O aspecto positivo dessa pressão é que se trata da Luz nos mostrando o que precisamos mudar. Fique atento a mensagens sobre o que não está indo bem na sua vida. Talvez seja um relacionamento em que você esteja preso, ou um trabalho que não esteja lhe trazendo realização. É qualquer situação que , não importa o que você faça, continua não sendo plena. Este mês é o mês da ação, de eliminar essas trajetórias autodestrutivas.

Porém seja misericordioso, e não se auto flagele demasiadamente. Simplesmente perceba o que necessita ser mudado, faça a mudança e siga em frente. A parte mais difícil desse processo é “enxergar” a realidade e não a ilusão. Use as ferramentas: escaneie o Zohar, medite nos 72 Nomes de Deus, e recite o Ana Beko’ach para obter essa revelação poderosa disponível no mês de Escorpião.

E não se esqueça de estender essa misericórdia aos outros. Quantas vezes repetimos: “Já te disse isso duas vezes!”? Temos toda a paciência do mundo conosco mesmos quando cometemos erros, mas será que temos essa mesma paciência com os outros? Será que deixamos as outras pessoas terem a oportunidade de mudar, ou somos rápidos no julgamento?
Finalmente, um conceito importante para termos em mente esta semana é o de zona de conforto. Como diz meu irmão, Michael Berg, em seu livro Tornando-se como Deus: “A acomodação mata!” Precisamos avaliar por que sempre queremos nos sentir seguros na nossa zona de conforto; e por que deixamos a acomodação nos dominar em quase todas as áreas da nossa vida.

Não estou falando de ficar aconchegado no sofá. Estou falando sobre nossos padrões de pensamento. Por exemplo, como não querer ouvir sobre as coisas que temos que mudar em nós mesmos e, pior ainda, não querer admitir que sejam verdade.

Acomodação também é olhar constantemente só para nós mesmos e não ver além do nosso umbigo, enxergar o mundo à nossa volta.

Para promover um fluxo de felicidade em nossas próprias vidas, precisamos nos tornar mais compassivos e servir menos aos nossos próprios interesses.

O universo está alinhado de tal forma esta semana, que se você procurar formas de sair da sua zona de conforto, você as encontrará. Se o fizer, coisas incríveis acontecerão. Seja corajoso e tenha uma semana poderosa!

Tudo de bom,

Yehuda Berg